A falta que a Regionalização faz ... !

Investimentos Racionais
2008-10-29


Se nos limitarmos a usar argumentos racionais é dificil discordar desta
proposta.

"Salvo melhorias pontuais, por agora deixem ficar o IP4, de Vila Real para Bragança, tal como está, porque não sendo o ideal "vai dando para o gasto". Trocamos a A-E por uma rede de estradas de traçado contemporâneo, não traçados do sec.XIX. Chamem-lhes IC's, IP's ou o que quiserem. Por exemplo, façam uma ligação decente entre Bragança e Mirando do Douro, para evitar que tenhamos de fazer esse percurso através de Espanha, como hoje fazemos. Tirem do isolamento cidades e vilas como Vila Flor, Alfândega da Fé, Mogadouro, Moncorvo, Freixo, Vinhais, Valpaços, e tantas outras. Liguem-nos (Bragança) à A-E espanhola das Rias Bajas, porque assim o nordeste transmontano estará ligado a toda a rede europeia. Façam isso, não em 20 ou 30 anos, mas no tempo que gastariam para fazer a A-E. Só depois esta seria lançada. E já agora, que estamos em maré de pedidos, façam renascer a linha do Douro até Barca de Alva".


Mas a pergunta que fica é porque razão este tipo de argumentos (racionais!) não foi usado quando construíram a auto-estrada paralela à A1, ou quando decidiram investir 150 milhões na extensão da linha vermelha até ao aeroporto da portela (sim aquele que supostamente vai deixar de existir) ou nos dois mil milhões que vão ser dados à região oeste pelo transtorno de não ser construída uma infraestrutura que se estimava ia custar três mil milhões.

no, "OsMeusApontamentos"

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Tudo isto tem a sua origem na aplicação de decisões governamentais casuísticas e não na elaboração e aplicação de verdadeiras políticas nas suas diferenciadas vertentes: económicas, sociais, financeiras, ambientais, tecnológícas, educacionais, culturais, etc.
O resultado que se encontra diariamente traduz-se em avanços e recuos neste ou naquele domínio casuístico de política (inexistente), próprio de políticos-de-turno e não de políticos-estadistas.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)

PS - As infraestruturas rodoviárias da Província de Trás-os-Montes e Alto Douro estão praticamente na mesma. desde há 30 anos, época profissional áurea em que por lá andei (obviamente que não foi a trabalhar nas estradas).
O que se estar a passar com a linha ferroviária do Douro é escandaloso; já agora, o renascimento da Linha Ferroviária do Douro deverá estender-se a Salamanca, também para nos integrarmos na rede ferroviária internacional (alguns dos "tais" irão interrogar-se jocosamente: "Oh! filhos, mas não há clientes para esse percurso!)
Caro Anónimo pró-7RA.,

Talvez mais relevante que as causas que elenca, eu apontaria o dedo aos aparelhos partidários, que por força dos votos (internos) vão impondo ao poder central (partido) estes investimentos, muitas vezes irracionais e pouco elaborados.

Cumprimentos,
Anónimo disse…
Caro António Felizes,

Claro que sim. Mas não esqueça que os governos são formados a partir de aparelhos partidários, tendo os governos independentes dessas formações (alguns de excelente qualidade) sido objecto dos maiores boicotes de natureza político-partidária.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)