Metro do Porto (2)

Narciso critica Governo e diz que Norte foi menorizado

"Nunca o Norte foi tão menorizado e desfeiteado".
As palavras são do socialista Narciso Miranda e as críticas vão directas para o ministro das Obras Públicas, Mário Lino. O ex-administrador da Empresa do Metro condena o comportamento do Governo, ao trazer "31 folhas a cores, provavelmente feitas no Magalhães, com muitos gráficos e algumas generalidades que foram entregues, ao mesmo tempo, aos autarcas e aos órgãos da Comunicação Social", e um calendário da expansão do metro, prolongado até 2022.

O socialista recorda que, à data da assinatura do memorando entre o Governo e a Junta Metropolitana, "os autarcas deram tudo o que tinham relativamente ao metro", em troca do compromisso governamental de que avançaria o concurso global até Janeiro deste ano. Se não fosse possível, lançar-se-iam "concursos parcelares" a partir de Junho passado.

"Passou o prazo e temos de reconhecer que nada aconteceu. Espanto-me como o próprio ministro [Mário Lino] reconhece atrasos na programação e há autarcas que batem palmas a dizer que é fantástico o que o Governo nos trouxe", acusa Narciso Miranda, certo de que 14 anos é tempo de mais para executar as linhas da segunda e terceira fases.

No caso de Matosinhos, Narciso não tem dúvidas de que o concelho fica a perder. "A linha por S. Mamede de Infesta, reivindicada desde 2000, é relegada para 2016", indica, realçando que o adiamento da linha da Boavista também prejudica Matosinhos. E lembra as palavras de Guilherme Pinto, em 2005, ao considerar essa ligação prioritária para Matosinhos, pois incluia, ainda, o prolongamento para Leça. Uma extensão afastada do plano de expansão.

"É difícil para mim acompanhar o pensamento do meu sucessor, porque muda constamentemente de posição, em função da opinião do Governo e não dos interesses dos matosinhenses. Eu não vou mudar de opinião".

"JN"

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalista,

Já comentei no "post" anterior.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)