Autarca de Évora considera que regionalização é uma "prioridade para o país"

Com base no modelo das cinco regiões
Autarca de Évora considera que regionalização é uma "prioridade para o país"


O presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto Oliveira (PS), mostrou-se hoje "claramente favorável" à regionalização com base no modelo das cinco regiões, considerando que se trata de uma "prioridade para o país".

"A regionalização é uma prioridade para o país", afirmou o autarca, em declarações à agência Lusa, considerando que esse modelo é "um modo operativo de se implementar o desenvolvimento do território numa perspectiva de equidade e de ganhos de eficácia na administração do território".

Afirmando que esta "é uma boa altura de começar o debate que se impõe", José Ernesto Oliveira defende que o modelo "é o único que é razoável". "Há cinco regiões-plano no nosso país desde há muito tempo, muita da nossa estrutura administrativa já está organizada nesse formato e penso que não há razões para estar a inventar mais", justificou.

"Pagámos um preço muito caro, se calhar, de dez anos, de falta de regionalização. Por não se ter, nessa altura, imposto uma visão de interesse nacional sobre quaisquer outros", sublinhou.

O presidente da Câmara de Évora defende uma única região Alentejo, agrupando os distritos de Portalegre, Évora e Beja e os concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines, do distrito de Setúbal.

"Este modelo deve ser a base primacial para a organização dos serviços e para que os alentejanos comecem a ter condições para falar a uma só voz e a defender os seus interesses no quadro geral do interesse do país", defendeu.

Lusa/Publico

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Prioridade para TODO o País, de acordo; com base nas 5 regiões-plano (regiões estatísticas), seria cometer um grave erro político e histórico, razão pela qual se insiste nas 7 Regiões Autónomas.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)