O PSD e a Regionalização

«Ferreira Leite é contra a regionalização»

Marcelo Rebelo de Sousa não acredita que ideia avance com actual liderança do PSD. Líder da distrital do Porto do PSD lança aviso à direcção nacional do partido, e diz que um «Não» é traição.

O comentador político Marcelo Rebelo de Sousa afirmou segunda-feira à noite, no Porto, que com a actual liderança do Partido Social Democrata não será possível «dar qualquer passo no sentido da regionalização», escreve a Lusa.

«A posição da líder do partido é muito clara e é contra a regionalização, portanto não acredito que com esta liderança seja possível qualquer passo no sentido da regionalização», disse à agência Lusa o ex-líder social-democrata, à margem do lançamento do novo livro do advogado e político portuense Miguel Veiga.

Questionado sobre a declaração de Vital Moreira segundo a qual a regionalização nunca será possível sem o PSD, Marcelo Rebelo de Sousa admitiu que «o PS sozinho não a consegue fazer e o PSD tem um papel fundamental a desempenhar». De acordo com a Constituição, a regionalização «exige um referendo, o que exige um amplo consenso nacional quer para o fazer, quer para mudar a Constituição para não haver referendo», sustentou o também comentador político.

Admitindo uma eventual eliminação, com a revisão constitucional, da cláusula travão que faz com a que regionalização seja a única matéria que o Parlamento não pode decidir, sendo obrigatória uma consulta pública, o jurista admitiu que continua «a achar que era importante que houvesse um referendo sobre essa matéria».

Um «não» do PSD seria «traição»

O líder da distrital do Porto do PSD avisou ontem a direcção nacional do partido que uma decisão sua contra a implementação da regionalização seria «uma traição aos valores tradicionais e ao eleitorado» social-democratas, noticia a Lusa.

«Uma opção do PSD no sentido de não ser favorável à regionalização seria uma decisão contranatura sob o ponto de vista da sua génese política. Esta direcção nacional pagará muito caro uma atitude centralista desse tipo, que seria uma traição aos seus valores tradicionais e ao seu eleitorado», afirmou, à Lusa, Marco António Costa.

O dirigente social-democrata recordou que o PSD «é o partido das autonomias regionais, pelo que não se percebe que não tenha a mesma posição quando se trata de defender, no Continente, a criação das regiões administrativas.

O problema da regionalização é uma responsabilidade política e ética do PSD perante o seu eleitorado, dado ser conhecido que o partido conta com maior fidelidade e lealdade eleitoral fora da Área Metropolitana de Lisboa e Vale do Tejo», frisou.

A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, tem-se manifestado contra a regionalização, o que levou segunda-feira à noite Marcelo Rebelo de Sousa a afirmar à Lusa que com a actual liderança do partido não será possível «dar qualquer passo no sentido da regionalização».

Questionado pela Lusa sobre a declaração de Vital Moreira, segundo a qual a regionalização nunca será possível sem o PSD, Marcelo Rebelo de Sousa admitiu que «o PS sozinho não a consegue fazer».

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Vale para comentário deste "post" o que foi emitido para o texto do "post" imediatamente a seguir.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)