Cooperação entre Norte de Portugal e Galiza

«Cluster» é hoje apresentado no Porto

Um «cluster» transfronteiriço da fileira têxtil/vestuário/moda no Norte de Portugal e Galiza é hoje apresentado no Porto.

Intitulado «EUROclusTEX – Cluster Têxtil/Vestuário/Moda Transfronteiriço Norte Portugal – Galiza», o projecto é dinamizado pela Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), Centro Tecnológico das Industrias Têxtil e Vestuário de Portugal (Citeve) e a galega Asociación de Industrias da Confección de Lugo, Ourense y Pontevedra (AICLOP), com o apoio do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP) 2007-2013.

Com uma duração de dois anos, o «EUROclusTEX», apresentado durante a 33ª edição do salão Modtissimo, prevê um investimento total de cerca de 580 mil euros e propõe-se “concretizar o importante capital de cooperação acumulado pelas empresas e agentes económicos das duas regiões fronteiriças”.

Segundo os promotores, o objectivo é “fortalecer a complementaridade natural das duas realidades sectoriais, possibilitando o incremento dos fluxos comerciais e produtivos e institucionalizando as modalidades de cooperação”.

|PJ|

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Todos os projectos que tenham como objectivo a dinamização das sub-regiões fronteiriças, merecem o maior apoio desde que se insiram em políticas regionais de regiões autónomas de ambos os países.
Aquém disso, nunca se optimizarão os objectivos de desenvolvimento equilibrado e autosustentado das populações abrangentes, nem se operará no quadro de uma paridade desejada e necessária.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)