Perspectiva curiosa - Batatas / Regionalização

Debate? Isso sim!

Apesar não fazer muito bem à saúde – Estado todo-poderoso, quando pões limite à ingestão de gorduras? – gosto muito de comer batatas fritas. De vez em quando, sabem-me bem umas batatinhas assadas. Mas, por outro lado, de batatas cozidas não gosto nem do cheiro! Disto se conclui que se me perguntarem se gosto de comer batatas não posso dizer simplesmente sim ou não.

Como a batata, a regionalização também pode dar em muita coisa diferente. Pode ser positiva, negativa, irrelevante, catastrófica... Por isso, começar a arregimentar forças por um "sim" e um "não" a uma coisa que (espero) ainda não está definida – algo que só deve, desejavelmente, acontecer depois de um amplo debate – parece-me precipitado.

Nesta fase, mais importante do que perguntar se sim ou não à regionalização, é perguntar pelo debate. Esse, ninguém parece estar disposto a fazer de forma séria e sem preconceitos, dando cobertura à ideia da inevitabilidade de uma espécie de regionalização feita para satisfazer os anseios de mais lugares do poder político e os caprichos etnocêntricos de algumas elites bairristas.

por, Tiago Loureiro

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Se o problema é o debate, claro que me encontro disponível para o aprofundar até onde quiserem e onde quiserem, para além da participação neste blogue.
Agora, não me venham só com a participação dos "suspeitos do costume".

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)