Deputados distritais ou nacionais ?

Silvano critica deputados do PSD

José Silvano, presidente da Câmara de Mirandela, diz estar decepcionado com os deputados do PSD, eleitos por Bragança, por não terem defendido a proposta dos Verdes de classificar a linha do Tua como património de interesse nacional, no debate de ontem, na Assembleia da República.

O autarca social-democrata também critica as declarações de Mota Andrade, do PS, que defendeu claramente a construção da barragem do Tua e o encerramento da linha.

“Do PS nacional já esperava essa decisão, mas a nível distrital pensei que o deputado que falou sobre a matéria não fosse tão radicalmente contra a linha do Tua” refere José Silvano.

“Em relação aos deputados do PSD fiquei decepcionado por pensei que um deles defendesse a posição dos verdes” acrescenta o autarca.

Esta sexta-feira, a maioria PS chumbou a proposta.

in Rádio Brigantia, 2009-03-10


Nota:
Como a Constituição diz, no nº 2 do seu Art.152 (Representação política), que " Os deputados representam todo o país e não os círculos por que são eleitos", isto faz com que, no actual sistema político, a não existência, quer dos círculos uninominais, quer da Regionalização, redunde num enorme déficite de representatividade política.

.

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Parece que é tudo muito simples, partindo de baixo para cima, depois de implementada a regionalização autonómica, onde as listas eleitorais terão de as interligar um elemento comum que é o perfeito conhecimento por parte dos eleitores, desde o nível de freguesia até ao nível nacional.
Por isso, teremos:
(1) Deputados de Freguesia (estes formam a maioria que irá governar a freguesia, de acordo com a lista candidata e eleita).
(2) Deputados Municipais (a maioria conseguida nas freguesias de um determinado concelho irá legitimar a maioria municipal e a nomeação do governo municipal, de acordo com a respectivas lista candidata e eleita)
(3) Deputados Regionais (a maioria conseguida nos municípios de uma determinada região irá legitimar a maioria regional e a nomeação do governo regional, de acordo com a respectiva lista candidata e eleita).
(4) Deputados Nacionais (a maioria conseguida nas regiões de um determinado País irá legitimar a maioria nacional e a nomeação do governo central - terá sempre de existir, de acordo com a respectiva lista candidata e eleita).

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)