Intermunicipalidade não funciona

Edil diz que actual modelo de intermunicipalidade não funciona

Só a Regionalização pode inverter a tendência de concorrência entre municípios, defendeu o edil de Castelo Branco, Joaquim Mourão, em Faro, numa iniciativa do PS Algarve, frisando que actual modelo de intermunicipalidade “não funciona”.

O responsável, convidado do PS numa sessão da Universidade Meridional na passada sexta-feira, veio falar no tema: “Da liderança política à gestão municipal”. Diz que só a Regionalização pode acalmar o espírito de concorrência entre municípios.

Joaquim Mourão, que está convencido de que no próximo referendo a Regionalização vencerá, diz que o actual modelo de intermunicipalidade “não funciona” também porque as comissões de coordenação (CCDR) não conseguem rejeitar projectos dos municípios.

Para o presidente da Autarquia de Castelo Branco, as regiões vêem proliferar os equipamentos pelos vários municípios, “com custos de funcionamento elevadíssimos”, e alguns dos quais “terão de fechar portas quando acabarem os fundos comunitários”.

As pessoas já sentiram que é preciso mudar alguma coisa pois o sistema de funcionamento que temos tido até agora está falhado, não resolveu problemas essenciais como a desertificação, o abastecimento de água e o saneamento, apesar de termos gasto milhões de euros”, salientou Joaquim Morão, para quem só a Regionalização resolverá esses problemas.

Entre outros assuntos o edil falou também da necessidade de renovação dos partidos, que precisam “urgentemente de novas pessoas tecnicamente capacitadas e quem está nos aparelhos partidários tem de ter a abertura suficiente para recrutar cidadãos com competência reconhecida nas mais diversas áreas de actividade”.

Joaquim Morão reconheceu que o “divórcio” entre partidos políticos e sociedade civil é um fenómeno concreto que exige uma intervenção “suficientemente forte e marcante para inverter esta tendência”.

|Região Sul|

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Isto da intermunicipalidade não funcionar já se sabe desde o princípio do Mundo, por ser mais uma solução à medida de quem as concebeu do que colocar politicamente ao serviço do desenvolvimento e das populações.
Será que ainda ninguém conseguiu enxergar todo este embuste? Também acham que as "directas" dos partidos que as adoptaram é para imprimir mais democraticidade ao regime?
Só quem estiver muito distraido é que pode acreditar em tudo aquilo.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)
Portaria59 disse…
Já saiu o Sopas de Vinho, a verdadeira politica à portuguesa a ler aqui: http://portaria-59.blogspot.com/
Anónimo disse…
Caro Portaria Ilegal,

Bom proveito.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)