Mudança de Paradigma….

Um dos temas que, recorrentemente, tem sido objecto de discussão é a relação dos portugueses com os partidos e os políticos e a reforma do sistema eleitoral.

Um estudo, recentemente, divulgado levanta mais uma vez a questão do cansaço dos portugueses e a apreciação negativa que fazem dos partidos e dos políticos. De acordo com este estudo, elaborado pela investigadora Conceição Pequito Teixeira, 50% dos portugueses rejeita e hostiliza a necessidade de partidos políticos.

Na realidade, o nosso sistema eleitoral, assente em listas plurinominais e a utilização excessiva da figura de substituição dos deputados, que compõem a Assembleia da República, têm contribuído para o aprofundamento da distância entre eleitos e eleitores, parecendo por vezes que temos vários parlamentos ao longo de uma legislatura.

A Revisão Constitucional, de 1997, abriu a porta à possibilidade de introduzir os círculos uninominais, mas ainda não foi possível um entendimento entre os nossos principais partidos políticos. Assim, continuamos a manter um sistema eleitoral proporcional, mas, profundamente, despersonalizado.

Os deputados dependem, única e exclusivamente, de uma indicação partidária para uma lista de candidatos e não da sua, eventual, ligação aos eleitores do seu círculo eleitoral, o que contribui, necessariamente, para este distanciamento entre eleitos e eleitores.

Outro dos factores que, certamente, mais contribui para os portugueses afastarem-se da política é, tal como a conhecemos, a praxis da vida parlamentar na nossa Assembleia da Republica.

De facto, uma parte, significativa, dos nossos deputados perde-se, frequentemente, em jogos retóricos e em discussões fúteis sem qualquer objectividade ou conteúdo. Esta prática parlamentar terá feito, indiscutivelmente, sentido nos primeiros anos da nossa Democracia, quando discursos inflamados apelavam à defesa dos direitos, liberdades e garantias, mas hoje não.

A Democracia e os valores democráticos estão consolidados e são dados como adquiridos pelas gerações posteriores ao 25 de Abril de 1974. Os problemas que apoquentam o quotidiano dos portugueses são situações muito concretas e estão bem longe, na maior parte do tempo, das questões que ocupam o centro do debate político.

Os principais partidos políticos poderiam, perfeitamente, inspirar-se nos seus autarcas, tantas vezes vilipendiados e que são escrutinados quase, diariamente, pelos seus eleitores, que têm uma noção muito próxima do desempenho dos seus eleitos locais.

As autarquias e os seus autarcas têm sido, nos últimos 30 anos, por muito que custe a alguns opinion makers, os principais elementos de transformação da nossa sociedade, enquanto a Administração Central continua ainda muito amarrada pelas forças corporativas, que travam qualquer tipo de inovação ou de competitividade assente na livre concorrência.

Uma das vantagens dos períodos conturbados como aquele que vivemos, em resultado da grave crise económica internacional, que assola o planeta, é o facto de todas as mudanças necessárias ao desenvolvimento sustentado das economias emergirem das gavetas, onde tinham sido, estrategicamente, deixadas por colocarem em causa o status quo vigente.

O paradigma vigente mudou, tanto no plano económico como no plano político. Nos próximos anos assistiremos, certamente, ao recentrar do debate político em torno de questões como o serviço público e a inevitabilidade da regionalização, como instrumento de concretização do aprofundamento da Democracia e do Desenvolvimento económico.

“A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente vão com certeza perder o futuro.” John F. Kennedy.

|GV - Geometria Variável|

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Caso não tenham ainda detectado, todas as intervenções escritas neste blogue a respeito da regionalização têm por exigência primeira a mudança de paradigma.
No entanto, não se pense que basta uma mudança de paradigma só política, só económica, só social ou só cultura. É necessária uma mudança de paradigma total capaz de englobar todas aquelas vertentes, para que não se arrependam os que vierem a decidir mais tarde de não respeitarem um princípio da única visão estratégica e política que consiste em aceitar a tese de que "A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente vão com certeza perder o futuro" (neste preciso momento, lembro-me do nosso amigo Templário, infelizmente).
Deste modo, a mudança de paradigma terá de ser total e nunca parcial e o que se tem de FAZER é simplesmente, de acordo com os desígnios nacionais aqui instalados mais de uma vez:
(a) Implementar a regionalização autonómica, suportada por 7 Regiões Autónomas.
(b) Escolher novos e melhores protaonistas políticos, a todos os níveis.
(c) Reestruturar todos os organismos que suportam a prestação de serviços do Estado (Administração Pública e Sector Empresarial do Estado, se ainda existir).
(d) Reorganização do funcionamento dos organismos que suportam o funcionamento dos Órgãos de Soberania (Presidência da República, Assembleia da República, Governo e Tribunais).
Mas tem de se FAZER E NÃO FINGIR QUE SE FAZ, pois deste modo nunca mais sairemos da "cepa torta" (cepa que nunca endireitou).

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)
zangado disse…
O autor desse blog foca aspectos essenciais da péssima actuação dos partidos que temos em Portugal. Ao ter de votar numa lista inteira, com as primeiras figuras que não vão, muitas vezes, para deputados porque vão para o governo, ficam nas câmaras ou arranjam outro lugar, quem acaba por se sentar na assembleia são os do meio e os últimos da lista, grande parte deles desconhecidos que os chefes do partido escolhem por compadrio, fidelidade e obediência, muitos deles que estão lá a fazer? Na conversa, faltam muito e justificam com a sua palavra (se um trabalhador faltar é obrigado a apresentar atestado do Centro de Saúde), então à sexta tem sido uma vergonha, viu-se na votação sobre a educação que o PS perdia se muitos deputados do PSD não tivessem faltado, para andarem no passeio, um deles até num jantar do clube dele. Há uns anos foi a vergonha das viagens e por aí fora. Deviam ser eleitos mas os eleitores riscarem (como no século XIX eu já li) os que não quisessem e, em princípio, serem pessoas do distrito e que tivessem uma profissão efectiva e conhecessem os problemas dos seus eleitores e respondessem perante eles. Por isso, nos E.U.A. e Inglaterra os círculos uninominais responsabilizam os eleitos que recebem cartas e queixas dos seus eleitores e se não agirem podem perder o lugar. Aqui é uma vergonha, pois se alguns até acumulam o lugar de deputado com o seu trabalho cá fora e outros nunca tiveram uma profissão a não ser a de estudante ou a política, a colar cartazes e outros "afazeres". Depois, nas votações, votam como os chefes mandam, senão lá vai o "emprego. Ressalvo aqui alguns deputados que considero sérios, como destaco a coragem do deputado do PS António José Seguro, que foi o único a votar contra a vergonha de aumentar para números astronómicos o que os partidos podem gastar nas eleições.
Claro, com deputados e partidos como a maioria dos que temos, como Portugal pode avançar?
Acabemos com isto, tegiões autónomas e com competências políticas e administrativas, com políticos responsabilizados. Para que precisamos destes 230 deputados? A maioria não está lá a fazer nada, diminua-se para metade ou menos, senão até basta ter um por partido que teria o número de votos do seu partido nas votações.
E chamam a esta actual partidocracia uma "democracia"!
Por isto, hoje a maioria dos portugueses olha para os políticos profissionais que andam por aí com desprezo, considerando que vivem à nossa custa. Naturalmente que isso é injusto para os honestos e cumpridores, mas esses são uma minoria e, como sempre, paga o justo pelo pecador.
Cumprimentos
Anónimo disse…
Citar Kenedy que nao foi flor que se cheirasse,se nao tivesse sido assassinado e mulherengo hoje pouco ou nada a historia pouco diria dele, pensemos o que nos fez a no's portugueses para apaziguar a pressao interna dos USA nos direitos civicos....Deixou os seus discursos cheios de frazes feitas,dizia eu,nao traz mais agua ao moinho dos regionalistas.
Com todo o respeito
DCS