Pensar a Regionalização

É verdade que não há em Portugal Continental regiões "naturais" inequívocas, no sentido de espaços claramente diferenciados por factores naturais e culturais. A regionalização, no entanto, não deve acontecer só quando existem este tipo de diferenciações. A regionalização acontece se houver vontade política e apoio popular para descentralizar a Administração Pública.

Com efeito, a regionalização consiste em fazer com que decisões públicas que dizem especificamente respeito a territórios mais restritos que o pais no seu todo. mas mais vastos do que os municípios deixem de ser tomadas pela Administração Central ou organismos dela dependentes e passem a ser tomadas por órgãos eleitos pela população dessas regiões. Desta forma, contribui-se para que as decisões públicas se aproximem melhor das preferências das populações a quem dizem mais directamente respeito.

Tal como as freguesias e os concelhos não foram criados porque havia diferenças naturais ou culturais entre as suas populações, mas sim porque se viu na criação dessas autarquias uma forma de aproximar certas decisões públicas das populações a quem dizem mais directamente respeito, também com a criação das regiões administrativas o objectivo a atingir é o mesmo.

Americo Carvalho Mendes
- Professor da Faculdade de Economia e Gestão - Universidade Católica

Comentários

Anónimo disse…
Leitor assiduo do vosso blog,sendo anti regionalizacao assumido pelo que ja' descrevi e que repito,Portugal e' demasiado pequeno para subdivisoes,sobressai um ponto nao escamotiavel.Pelos comentarios,cada vez mais escassos,da' para ver que nao sou unico,melhor ,eu diria que estou com a maioria, o assunto nao desperta interesse nem debate...desenvolva-se o interior nao se divida o que ja' e' pequeno.
Com todo o respeito
DCS
Anónimo disse…
De acordo com o leitor DCS, Portugal é demasiado pequeno para subdivisões. Mas, essas subdivisões, já existem há muitos anos: porque é que existem freguesias? Municípios? Distritos?
E, mesmo assim Portual não deixa de ser (relativamente) pequeno.
Quanto ao facto, de em Portugal não haver geográfica e culturalmente diferenças, isto no que concerne ao texto principal, não dei se a gastronomia alentejana é idêntica à de Montalegre. Não sei se as dificuldades que se vivem em Baião, são idênticas às de Faro; ou se a pronúncia do Norte é idêntica à do Sul.
A Regionalização é precisa desde que não seja com o objectivo de criar mais "tachos". Se for emprego e se com esse emprego as regiões se dessenvolverem... então, porque não a Regionalização.

José Gonçalves
Rui Farinas disse…
Não há em Portugal " espaços claramente diferenciados por factores culturais e naturais"? Com o devido respeito para com o Sr.Professor, fico com a ideia que o mais longe que se afastou de Lisboa foi ir a Setubal para comer salmonetes. O Alentejo não se diferencia naturalmente do Minho ou de Trás-os-Montes? É o Algarve parecido com as Beiras? E culturalmente a ideossincrasia dum minhoto tem alguma coisa a ver com um ribatejano ou outro sulista? Se até um minhoto é bem diferente dum transmontano!

Continuo a pensar que a regionalização é indispensável mas que a divisão cega em cinco regiões "burocráticas", sem atender a significativas diferenças culturais, é um erro que vai custar caro.

p.s. Os argumentos anti-regionalização baseados no tamanho do país, são tão fraquinhos e requentados que não merecem contestação. Os "anti" não são capazes de arranjar argumentos mais consistentes?
Qualquer pessoa que tenha algumas noções de planeamento, desenvolvimento e administração do território, facilmente, conclui que a Regionalização é necessária.

O problema está em saber qual será o melhor modelo. E aqui temos duas grandes correntes de opinião; os administrativistas, com uma visão mais tecnocrática, e os culturalistas, defensores da existência de singularidades regionais e como tal mais próximos de uma regionalização de contornos politico-administrativos.

Pessoalmente e tendo em consideração o processo francês, considero que, o mais importante, nesta fase, é que a Regionalização em Portugal arranque.
templario disse…
Somos ou não somos um país a-regional? O Professor dá uma ajuda para os que andam à cata de identidades naturais e culturais:

"É verdade que não há em Portugal Continental regiões "naturais" inequívocas, no sentido de espaços claramente diferenciados por factores naturais e culturais.
Americo Carvalho Mendes"
- Professor da Faculdade de Economia e Gestão - Universidade Católica autor do Post.

É verdade ou não que certas correntes na Galiza, a imprensa espenhola em geral, está a seguir o debate da regionalização em Portugal com muito interesse?... Como é verdade que o "lobby" regionalista do Porto cada vez se aproxima mais da desejada PORTUGALIZA por parte de importantes sectores políticos e intelectuais da Galiza:

Marco António Costa defende Regionalização no Congresso do Partido Popular da Galiza

Realizou-se no dia 10 de Maio o XIV Congresso do Partido Popular da Galiza, na Corunha, no qual o PSD do Porto se fez representar por uma delegação liderada pelo Presidente, Marco António Costa.

Na sua intervenção, a Regionalização foi o tema privilegiado, no sentido do fortalecimento da Euro-Região Galiza-Norte de Portugal.

A intervenção do Presidente da Distrital do PSD/Porto teve também muito eco nas tv´s e rádios de Espanha. No que concerne à imprensa escrita, como diz o «Xornal da Galicia» a frase mais repetida no Congresso do PP da Galiza, foi a proferida pelo representante do PSD/Porto, Marco António Costa, quando disse que «a vitória do PP na Galiza marcou o início de um novo ciclo politico que permitirá retirar os socialistas dos governos de Lisboa e Madrid».
El País, El Mundo, La Vanguardia, ABC, El Correo Galego, Madrid Press, GaliciaEconomico, GaliciaHoje, Faro de Vigo, elEconomista, Voz da Galiza, Diário de Pontevedra, El Progreso de Lugo e La Region de Ourense, foram alguns dos jornais que citaram e passaram passagens do discurso do Presidente da Distrital do PSD/Porto, Dr. Marco António Costa".
- site do PSD Porto.

Não brinquem com coisas sérias, Senhores Regionalistas!
Anónimo disse…
"Andeiros" sempre houve...e hoje mais do que nunca....
Sonham com a grande Iberia e os extras tachos decorrentes...
E' isso mesmo,nao brinkem com coisas serias
dcs
Anónimo disse…
O senhor dcs, para alem da argumentação completamente balofa e que nem vale a pena comentar (já cheira a pó!), ainda continua a cometer assassinatos linguísticos!

Não BRINQUE (brinke???) com coisas sérias. (E depois nós é que somos os "andeiros"...)
Rui Farinas disse…
Mais dois argumentos requentados contra a regionalização: a absorção por Espanha e a criação dos tachos. Quanto a estes, só pergunto se pensam que, por exemplo, o 25 de Abril teve como finalidade principal a criação dos muitos tachos que realmente por aí se vêem, curiosamente concentrados em Lisboa. O Estado Novo tinha menos tachos, logo a dedução lógica é que deveríamos acabar com a democracia. É isso que querem e é esse o critério?

A absorção por Espanha... bem, com regionalização ou sem ela, o país vem perdendo continuamente poder decisório, seja por acção de Bruxelas seja porque o poder económico de Espanha é avassalador quando comparado com o nosso, e daí resultará, queira-se ou não, uma situação de dependência que, acabará por passar do nível económico para o nível político.

Os "anti" poderão ter convicções fortes, mas quanto aos argumentos...
Caro Rui Farinas:

União Ibérica: nunca! Esta é, e sempre será a minha posição. Não percebo o porquê desta mentalidade derrotista que se instalou em Portugal. Nós, enquanto país, temos tudo para nos desenvolvermos a um nível idêntico, ou talvez superior, à Espanha. Só nos faltam políticos competentes, para que não cedamos a todas as pressões de Bruxelas e de Madrid e nos saibamos impor. Se a Espanha, mais tarde ou mais cedo, corre o risco de se dividir mais ou menos nos antigos reinos que a compunham, porquê agora Portugal falar em união ibérica, se as nossas diferenças com Espanha são bem maiores do que as diferenças entre Castela e a Catalunha, por exemplo?

Portugal, se quiser, e se houver competência, aproveitando a recuperação económica que será necessária à saída da presente crise, e aproveitando a folga orçamental (nomeadamente a nível do défice) concedida por Bruxelas, pode aumentar o seu investimento, e, aproveitando finalemnte os fundos europeus na sua plenitude, tornar-se um país desenvolvido a todos os níveis, tal como fez a Espanha nas décadas de 1980 e 1990.

É possível. Vamos ver se há vontade.

PS: A Regionalização é uma parte indispensável deste processo de desenvolvimento: aliás, o desenvolvimento explosivo da Espanha começou precisamente aquando da criação das comunidades autónomas.
Anónimo disse…
Ao ano'nimo das 8e33que de senso comum nao tem nada,se o tivesse ja' teria notado que quem escreve estas linhas e' alguem que normalmente ecreve noutra lingua onde o K e' usado e..passou em vez do QU da nossa lingua,como ja' antes o fizera,agarra-se ao acessorio e passa por cima do essencial....o essencial neste caso e' po'r(nao tenho acento circunflexo...espero que deduza)em causa as razoes do regionalismo...Sobre tudo sob a minha optica...tal com vossa excelencia defende a sua dama,no's os que nao concordadoms tentamos defender a nossa...e pode crer,que com insultos ou nao,nao nos vao convencer de que estao certos..porque nao estao...quanto ao cheirar a po',e' provavel,o porteguesismo e' antigo. E,muito pouco entendido por alguns que embora nascendo e vivendo no solo patrio,estao disposto a vende-lo por um prato de lentilhas...enquanto outros embora longe,com oceanos a separa'-los teem no sangue aquilo que nos fez grandes....
Nao o apodei de Andeiro pessoalmente..o senhor o fez mas, que os ha'..ha'...e ate bem elevados na herarquia social e cultural.
Nao vou deixar mais comentarios no blog,nao faco sequer ideia se o senhor e' o administrador do dito,vou sim continuar a segui-lo.Com seu insulto ou nao estas linhas sao para mim o fim da linha.
DCS..ATP..AMERICAN AIRLINES.
PS--pelo mau portugues peco desculpa...acentos nao tenho
Anónimo disse…
Eu sinceramente acho piada a estes emigrantes que, de lá de fora, sem qualquer tipo de conhecimento de causa, mandam estas bacoradas sobre regionalização, e lhes misturam uns conceitos históricos deturpados que aprenderam na primária.

Comentários destes não fazem cá falta... Ou só porque tem um iPhone já pensa que é gente, mesmo que não saiba minimamente o que diz? O tempo do "emigrante é o maior", e "o que vem lá de fora é que é bom" já acabou, meu amigo... Nós agora somos um país desenvolvido como os outros... Não estamos em 1970...
Anónimo disse…
faltando a' palavra por motivo de forca maior ainda lhe respondo uma vez mais...nao devia faze-lo mas faco- o...nao creio que tenha lido a forma como assinei o comentario mas dou-lhe uma dica, nao o deveria fazer..se tem acesso ao nosso deputado Jose Lelo pergunte-lhe quem o levou de Washington para Los angeles e lhe deu o prazer de sobrevoar o Grande Canion a baixa altitude ...
Seu terraquio ignorante
Ao administrador do blog as minhas desculpas deste off topic
Dcs