Pouco mudou desde o Sec. XIX

"Na verdade, a doutrina de que o excesso de acção administrativa, hoje acumulada, deve derivar em grande parte do centro para a circunferência repugna aos partidos, e irrita-os. Sei isso, e sei porquê.

Os partidos, sejam quais forem as suas opiniões ou os seus interesses, ganham sempre com a centralização. Se não lhes dá maior número de possibilidades de vencimento nas lutas do poder, concentra-as num ponto, simplifica-as, e, obtido o poder, a centralização é o grande meio de o conservarem.

Nunca esperem dos partidos essas tendências. Seria o suicídio. Daí vem a sua incompetência, e nenhuma autoridade do seu voto nesta matéria"

Alexandre Herculano

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Estas são as verdades estruturais, as tais que não mudam com o tempo. E de tanto tempo passado passam depois a profecias.
Mas ninguém é profeta na sua terra.
Proponho-lhes, agora, que num destes dias se abalancem a examinar a possível razão que motivou a nomeação de fulano e não de cicrano para um determinado cargo (público ou privado), o segundo mais competente, conhecedor e "mais indicado para o lugar".
Iriam ficar surpreendido com tantas "coincidências", apesar de o "perfil" ter quase sempre as mesmas características e inidiciar o mesmo tipo de comportamento.
Não é tanto assim? É, e muito.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)