Historia da Regionalização - Declaração de Álvaro Cunhal

Declaração de Álvaro Cunhal sobre o seu posicionamento relativamente à Regionalização

30 de Setembro de 1998

1. Prosseguindo especulações já anteriormente difundidas em diversos órgãos de comunicação social, um recente tempo de antena do PSD, inserido na actual campanha pelo "Não" no próximo referendo de 8 de Novembro, cita com certo relevo o meu nome como de pessoa contrária à regionalização. O caso mostra como, na sua campanha, o PSD, tal como o CDS-PP e outras forças de direita utilizam argumentos e meios sem qualquer escrúpulo.

Para pôr fim a tais especulações, cujo objectivo é criar dúvidas e confusões, creio ser útil tornar pública a presente declaração.

2. Em conformidade com a orientação estabelecida, é uma das tarefas centrais que se coloca a todos os membros do PCP a participação própria e a mobilização de vontades e energias na campanha do Partido pelo "Sim" no próximo referendo.

3. A campanha pelo "Não" de PSD, CDS/PP e outras forças de direita é simultaneamente uma campanha que visa provocar larga abstenção. Fazendo frente a esse objectivo, não basta estar pelo "SIM", mas importa votar e ganhar o eleitorado para votar.

4. Votar "SIM" no referendo de 8 de Novembro é lutar, ultrapassando previsíveis dificuldades e obstáculos, para que, com a criação das regiões, a Descentralização, a Democratização e o Desenvolvimento, com o reforço do poder municipal democrático, sejam ulteriormente assegurados como elementos necessários ao reforço do regime democrático português.
.

Comentários