O Referendo de 1998 na Beira Interior

«Quero começar por dizer que fui a favor da regionalização no referendo e votei SIM.Qualquer regionalização era melhor que esta centralização. Aliás , na época um pouco anterior à realização desse referendo e como trabalhava no distrito de Castelo Branco até estava mais ligado à Beira Interior.

Só que os contrários à regionalização montaram um cenário de catástrofe. Como eu vi isso sei do que falo. Os do distrito de Castelo Branco convenceram os eleitores de que necessitavam de se deslocar à Guarda para tratar de qualquer assunto. Os da Guarda fizeram o mesmo, mas ao contrário: isto é, convenceram os eleitores de que teriam de se deslocar a Castelo Branco para tratar de qualquer assunto. E lá se foi a regionalização.

Agora é melhor(ironia): cinco regiões, mas nós a pertencermos à Região Centro, incluindo Litoral e Interior. Sim senhor…»

(...)

Comentário de João Duarte

Comentários

zangado disse…
Suas Excelências querem por força criar uma região centro, que nunca existiu, e fazer de Coimbra, à força e contra os interesses de muitas cidades dessa pretensa zona,a capital da mesma. Será a recompensa pelos apoios que muitos políticos e não só de Coimbra sempre deram a Lisboa e ao seu centralismo?
Por mim, sim à regionalização, agora como no referendo referido, e devo lembrar que, contra todas as campanhas contra, o sim ganhou no Porto e alguns outros concelhos do Norte, ao contrário de Coimbra.
Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Bem me esforço por deixar claras as situações que podem influenciar negativamente a decisão sobre a regionalização como instrumento de desenvolvimento.
É também ao nível da chamada "região centro" que se encontram os anticorpos mais resistentes a uma solução satisfatória que preserve as características próprias de cada região autónoma, na base das 7, essenciais à implementação de uma política de desenvolvimento consistente, duradoura e equilibrada.

Sem mmais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)