Um pouco de História ...

Gallaecia - Galiza e Norte de Portugal - Herança Celta

Vídeo sobre o património cultural comum entre o Norte de Portugal e a Galiza.
O mesmo NÃO suporta nenhum movimento separatista ou de anexação.

Apoia sim a regionalização do território Português para que todas (e não só o Norte) possam afirmar livremente as suas origens e cultura que são muito diferentes entre si ao contrário do que querem fazer crer.

Portugal é a soma de várias regiões e vários povos e não uma entidade definida que sempre existiu.

Apenas se defende com este vídeo uma consciencialização da cultura Galaica e da origem, herança e história destas duas regiões que foram una durante milénios.

Acções como o Eixo-Atlantico, a candidatura a Património Mundial da Unesco do património imaterial Portu-Galego, a primeira Euro-Região etc. são demonstrações inequívocas da aproximação entre estas 2 regiões irmãs.

Comentários

O Minho e Trás-os-Montes (aquilo a que chamam "norte de Portugal") podem ter muitas afinidades com a Galiza (e têm)... Mas afirmo e acredito categoricamente que há mais diferenças entre estas duas regiões portuguesas do que entre qualquer uma delas e a Galiza...

Mais: Trás-os-Montes tem afinidades, no território espanhol, com a Galiza, mas também com Castilla y León (País Leonés), o que a torna uma região completamente diferente daquilo a que deveríamos chamar a Euro-região Galiza-Entre Douro e Minho.

É óbvio que a herança celta, a identidade própria, e as afinidades entre estas regiões são óbvias, e devem ser exploradas e respeitadas. Mas tão importante é respeitar estas semelhanças entre regiões de países diferentes, como assumir as diferenças entre as duas regiões portuguesas a norte do Douro.

Trás-os-Montes, Entre-Douro e Minho e Galiza: um tripleto regional cheio de futuro!
Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Trata-se mais da herança sueva na Região de Entre-Douroe Minho e da herança celta na Região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)
templario disse…
Sr. Afonso Miguel,

Afinidades de regiões, identidade regionais, parecem-me ser matéria de sua preferência.
Sugiro que leia no meu blog
"camaradita.blogs.sapo.pt" um documento sobre o assunto, do Prof. Carlos Alberto Medeiros.

-------------

Já agora aproveito para vos chamar a atenção (se é que seria preciso) para a possibilidade de o PSD de MFLeite ganhar as próximas legislativas (espero que não), o que significa que a regionalização irá pelo cano abaixo.... Penso eu. Obviamente que nessa matéria estou com ela.

Eu sempre digo: quem se concentra em regionalizar Portugal perde, de uma maneira ou de outra.

Porque será?
Anónimo disse…
Caro Templário,

Essa sua tese ando a defendê-la há quase 1 ano junto dos meus amigos e conhecidos que desde há tempos se têm encarniçado contra "a falta de jeito" da Presidente do PSD para a política como a temos conhecido, mas que com alguma paciência lá vai modificando as opiniões contra si, a ponto de agora não contestarem a sua liderança político-partidária.
Sob o slogan "política de verdade", caso venha a ganhar as próximas eleições legislativas, lá iremos apanhar com mais um pacote de medidas orçamentais e fiscais que em nada aliviarão as já muito difíceis condições de vida da maioria dos nossos compatriotas. E com tais medidas, lá se fará justiça ao "slogan" e dará continuidade à miserabilidade material da nossa convivência.
Relativamente à regionalização, logo veremos, sabendo que é elevada a probabilidade de nunca mais se poder discutir sequer a regionalização com vista à sua implementação como projecto político de desenvolvimento.
Que Povo, que País e que Sociedade!
Não me atrevo a chamar-lhe Nação.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)