quinta-feira, julho 16, 2009

Neocentralismo: mais um exemplo

Por estes dias, os exemplos flagrantes de neocentralismo parece que se multiplicam. Não sei como nem porquê, mas parece que à medida que se aproximam as eleições e as campanhas eleitorais há muito mais gente a auto-proclamar-se regionalista...

Desta vez descemos à região mais a sul de Portugal Continental: o Algarve.

«O candidato do PSD à Câmara de Faro Macário Correia defendeu esta quinta-feira o processo de regionalização e disse que se for eleito vai lutar para que a capital do Algarve seja uma das capitais das cinco regiões, a par de Évora, Porto ou Coimbra.

"Temos de ser claramente a capital do Algarve e uma das cinco capitais regionais, com Évora, Coimbra e Porto. Temos de ter essa voz e essa dinâmica e naturalmente preconizamos que o Algarve se tenha uma evolução no contexto nacional e internacional", afirmou Macário, no comício de lançamento da pré-campanha da coligação entre PSD, CDS, Movimento Partido da Terra e Partido Popular Monárquico.»

Lusa/Algarve Primeiro

Que se continue a propagandear assim a questão da regionalização, a começar por instituir conceitos centralistas como capitais, que vamos muito bem (ironia). Será que 1998 não foi exemplo mais do que suficiente daquilo que não se pode fazer?

Etiquetas: ,

3 Opiniões

At sexta jul 17, 01:53:00 da manhã, Anonymous Paulo Rocha said...

Também sou daqueles que pensa que a questão das capitais regionais deveria ser, definitivamente, afastada no debate da regionalização.

Junta Regional numa cidade, Assembleia Regional noutra e diferentes organismos da administração regional distribuídos por diferentes cidades de acordo com as especificidades sub-regionais.

Seja como for, entendo, perfeitamente este discurso pre-eleitoral do Macário Correia que como sabemos é candidato ao município de Faro.

 
At sábado jul 18, 09:15:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Proposta sensata e necessária.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)

 
At domingo ago 02, 03:59:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Perfeito. O Algarve é uma Região de Portugal. Tem pouca autonomia? Tem. Deve ter mais? Deve. Macário é o candidato ideal para lutar por isso. Ajudei-o a ganhar a Ass de Estudantes do IST em Lisboa e vou ajuadar em Faro. Os Regionalistas, de que sou simpatizante, mas não membro, deveriam apoiar Macário. Ele, sim, é um dos vossos.

 

Enviar um comentário

<< Home