Coimbra: Um orgulho para a Beira Litoral, uma referência para Portugal

Ranking do The Times
Coimbra é a melhor universidade portuguesa

A Universidade de Coimbra (UC) subiu, este ano, 21 posições no ranking das melhores instituições de ensino superior do mundo, publicado pelo The Times. Pelo quarto ano consecutivo, a UC é a universidade portuguesa mais bem cotada e a única entre as 400 melhores.

Segundo o The Times, a Universidade de Coimbra (UC) é a terceira melhor da lusofonia e a sexta melhor da Península Ibérica.

Num ranking de análise às instituições de ensino superior de todo o mundo, Coimbra aparece em 366.ª posição, tendo conseguido subir 21 lugares desde o ano passado. A nível europeu, a UC ocupa o 166.º lugar.

«Apesar da queda das instituições portuguesas neste ranking nos últimos três anos, que aconteceu em paralelo com o desinvestimento do Estado no sistema de Ensino Superior, a Universidade de Coimbra consegue, em 2009, contrariar esta tendência», sublinha a Universidade, numa nota enviada à imprensa.

«O envolvimento com a comunidade e consequentes benefícios mútuos, a cooperação internacional, particularmente com os países lusófonos, e o intercâmbio cultural, científico e técnico com diversas instituições portuguesas e estrangeiras» são, segundo a mesma nota, aspectos que terão contribuído para a classificação obtida por Coimbra no suplemento do jornal britânico.

A Universidade de Coimbra é ainda a única universidade portuguesa referenciada em três dos rankings por área científica também estabelecidos pelo The Times Higher Education-QS World University Rankings: Tecnologia, no 230.º lugar (243.º em 2008); Ciências Sociais, no 231.º (284.º em 2008) e Ciências Naturais, no 239.º (281.º em 2008).

A melhor classificação parcial obtida pela Universidade de Coimbra é, porém, na área de Artes e Humanidades, em que surge no 143.º lugar, bastante acima da única outra instituição nacional referida, a Universidade Nova de Lisboa (268.º lugar).

A qualidade da investigação, a empregabilidade dos alunos, a internacionalização das instituições e a qualidade pedagógica dos cursos são alguns dos aspectos tidos em conta na elaboração do ranking, que pondera cinco critérios: avaliação por pares, avaliação por empregadores, artigos científicos citados, rácio docentes /estudantes e internacionalização.

in Sol

Comentários

Anónimo disse…
Um orgulho para a região das Beiras/Região Centro...falta isso no título, e nas etiquetas...mas enfim, vindo de quem vem...
Rui Farinas disse…
Há diferentes critérios de classificação. Vários organismos internacionais colocam a Universidade do Porto como a melhor de Portugal. Inclusivamente o Performance Ranking of Scientific World Universities coloca a U.P. como única portuguesa no Top 5OO. Isto sem qualquer desprimor para com a veneravel Uni. de Coimbra.
Cumprimentos.
Rui Farinas disse…
Rectificação do nome do organismo. Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities.
Caro anonimo:

A Universidade da minha regiao chama-se Universidade da Beira Interior. Tenho muito orgulho nela, e digo com regozijo que tem sido uma grande alavanca para o desenvolvimento possivel nesta regiao.
E, para mais, penso que todos nos devemos sentir honrados por termos no nosso pais uma Universidade do calibre da Universidade de Coimbra, que encontra paralelo nas melhores e mais antigas universidades da Europa.

"mas enfim, vindo de quem vem..."
quanto aos insultos, vindos de anonimos, nao merecem resposta...
Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Os comentários anteriores são o testemunho inequívoco que cada um "chama a brasa à sua sardinha".
Os meus parabéns à vestuta Universidade de Coimbra e que continue a trabalhar no sentido de melhorar ainda mais a sua posição relativa no quadro das melhores Universidades mundiais, a diversificar o protagonismo dos seus docentes e investigadores sem espírito de seita e a partilhar com a sociedade envolvente os resultados da qualidade do seu ensino e investigação.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)
Anónimo disse…
Considero que a UBI também é da minha região.

Aliás, no meu trabalho, a nível REGIONAL, trabalho em projectos que juntam a UBI, a UA e UC, e tenho orgulho nelas todas.

Já agora, peço-lhe que concretize on vê "insultos".

Tenha juizo