Compromisso do Governo sobre Regionalização "positivo"

Mendes Bota acha compromisso do Governo sobre Regionalização "positivo", mas pede acções concretas

O líder do PSD/Algarve e principal rosto do movimento "Regiões, sim!", Mendes Bota, considerou hoje "positivo" o compromisso contido no programa do Governo relativo à regionalização, mas pediu que sejam tomadas acções concretas.

De acordo com o programa de Governo entregue segunda-feira na Assembleia da República, o governo socialista compromete-se nesta legislatura a aproximar o país de um futuro processo de regionalização.

Em declarações à Lusa, Mendes Bota disse considerar "insustentável" que Portugal continue a ser o país mais centralista da Europa, o que, adiantou, está a conduzir o país a uma situação "desequilibrada" e a um acelerado processo de desertificação.

"A regionalização, não sendo uma varinha mágica, pode contribuir para melhorar o país que somos hoje", sublinhou, confessando ter "esperança" que seja realmente nos próximos quatro anos que a regionalização possa "conhecer a luz do dia".

Contudo, o líder do movimento "Regiões, sim!" apelou a iniciativas mais concretas, como a revisão constitucional, na qual deveriam ser "extirpados obstáculos que desvirtuam o sentido democrático da consulta pública".

Por outro lado, o também deputado do PSD eleito pelo círculo de Faro considera que está na altura de elaborar um segundo livro branco da regionalização, que motive um grande debate nacional antes de se proceder a um referendo.

O programa do Governo defende a "administração desconcentrada do Estado, segundo o modelo das cinco regiões" para desenvolver a coordenação de políticas sectoriais a nível regional e num papel reforçado na gestão territorial para as novas Comunidades Intermunicipais.


|agência lusa|

Comentários

Rui Farinas disse…
Não tenho nada contra o Algarve,mas custa-me verificar que o "rosto" da regionalização seja algarvio. Merece parabens,mas é uma tristeza ter de aceitar que aqui no Norte continuamos desinteressados,em vez de liderar o movimento.
Pela experiência de alguns anos na coordenação deste 'Blog', posso atestar que, os apoiantes mais activos e mais empenhados na causa da Regionalização estão concentrados, maioritariamente, no Algarve e na Área Metropolitana do Porto.
Rui Farinas disse…
Não duvido,mas gostaria de ver algum dos "nossos" a liderar o movimento e a servir de exemplo aos sectores pró-regionalização.Cumprimentos.
Anónimo disse…
Mas este senhor sempre defendeu a independencia do Algarve?!
Ate apresentava graficos em como podiamos ser economicamente independentes?!
esta posicao e' um avanco ou um recuo da parte dele?
Anónimo disse…
Caro António Felizes,
Caro Rui Farinas,
Caro Anónimo,

Já por duas vezes (ou mais) propus a criação de uma Associação Pró-7 Regiões Autónomas (SETRA), com sede numa qualquer vila do interior, tendo até sugerido mesmo Freixo de Espada-à-Cinta.
Provavelmente consideraram que era uma brincadeira porque ninguém se pronunciou, nem a favor nem contra. A proposta foi totalmente ignorada. No entanto, é uma proposta real que terá de merecer logo de início toda a credibilidade e o simples facto de ter sede naquela Vila trsnamontan-duriense só pode justificar-se por se tratar de um movimento regionalista de base efectivamente regional e não regional-a-concentrar.
Fazê-lo a partir do Porto, da AMP ou de qualquer outra cidade com pretensões regionalistas centralizadoras (como sabem, somos exímios em respeitar o ditado popular que prescreve o seguinte: "pimenta no traseiro do vizinho é refresco") é tempo definitivamente perdido, razão pela qual tanto me faz que seja um algarvio ou um alentejano, transmontano ou beirão o líder de um movimento regionalista, desde que promova e consiga implementar a regionalziação autonómica.
O resto é diversão.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)