Massa crítica e projectos na Beira Interior


Arquitectura da Beira Interior em debate no Fundão



A Delegação de Castelo Branco da Ordem dos Arquitectos organiza nos dias 13 e 14 de Novembro a terceira edição das Jornadas da Beira Interior no Centro Cultural “A Moagem”, no Fundão, durante as quais será apresentado um vasto conjunto de projectos construídos na região.

As jornadas, que contarão com a participação de um grande número de arquitectos (João Luís Carrilho da Graça, Ana Isabel Aranda e Cunha, Maria Ana Castro Caldas, Rui Braz, Farelo Pinto, Vasco Morais Soares, Joaquim Francisco Alves Carreira, António Saraiva, Adelino Minhós, Sérgio Simões, Marc Ballhause e Cláudia Quelhas) e ateliers de arquitectura (MB Arquitectos e A.A.S. Arquitectos Associados), estão abertas a todos os interessados pela arquitectura, muito particularmente arquitectos e estudantes de arquitectura, engenharia, construção civil e autarcas.

Uma longa lista de projectos passará pelo Centro Cultural, desde o Polis do Fundão, o Parque Urbano do Rio Diz e Intervenção junto à Muralha, ambos na Guarda, o Complexo Jaqueline – Stª Casa da Misericórdia de Castelo Branco e o Largo da Avenida e Teatro Municipal em Trancoso, para além da Ponte da Carpinteira – Covilhã e do Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes.

Serão ainda apresentados os projectos de Requalificação do Campo das Feiras Raianas de Idanha-a-Nova e Palco, Posto de Vigia e Fonte de Meditação do Convento de Stº António, duas habitações na Beira Interior e Miradouros habitados, bem como o Projecto de recuperação do Convento de Stº António, também no Fundão.

Outras temáticas relacionadas com “Espaços (Con)sagrados e Arquitectura Religiosa”, “Património do Interior – culturas e arquitecturas”, os “Projectos e Obras do Arqtº Alçada Batista na Beira Interior” e “O exercício da profissão e a recente legislação enquadradora”, integram ainda o programa das jornadas.

Das Jornadas fazem ainda parte duas exposições, patentes no hall de entrada e salas do Centro Cultural, respectivamente a exposição Polis XXI – Fundão e uma mostra de Trabalhos dos alunos do 5º ano do Curso de Mestrado Integrado em Arquitectura da UBI.

in Kaminhos

Comentários