Norte conquista vários degraus no turismo

Região cresce acima da média nacional na oferta de alojamentos

O relatório "O Turismo na Região Norte de Portugal - 2009", ontem, segunda-feira, divulgado, conclui que a crise financeira mundial causou uma quebra no sector, mas ressalva que "a região Norte foi a que menos caiu em comparação com a média nacional".

Na apresentação do estudo, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), no Porto, Rui Monteiro, coordenador do relatório levado a cabo pelo Observatório das Dinâmicas Regionais do Norte, sublinhou ainda que a mesma região apresentou um "crescimento acima da média nacional", no que diz respeito à taxa de crescimento das unidades de alojamento turístico colectivo e à sua capacidade. Isto traduz-se numa variação média anual de 1,9% em Portugal e de 2,4% no Norte relativamente ao crescimento de alojamentos.

O Norte é assim a primeira região do país em número de unidades hoteleiras colectivas, concentrando 30% do total nacional, sendo seguido pelo Centro (23%) e pelo Algarve (14%).

Contudo, quanto à sua capacidade, ocupa a 4.ª posição a nível nacional: neste ponto é decisiva a predominância do turismo rural, de menor dimensão, que assim pretende manter a identidade nortenha cultural e paisagística, cuja imagem de marca é a quinta do Douro.

O turismo da região Norte também se destaca com um crescimento acima da média nacional no universo das dormidas, um dado que ainda não foi suficiente para fazer descolar a região do 5.º lugar, com 12% das dormidas, depois do Algarve (34%), Lisboa (21%) e Região Autónoma da Madeira e Centro (ambas com 13%).

Turistas portugueses e espanhóis são os que mais visitam os quatro destinos nortenhos - Porto, Minho, Douro e Trás-os-Montes -, sendo que é no Porto e na região minhota onde se encontram mais estabelecimentos hoteleiros, com maior capacidade de alojamento e maior número de dormidas. Esta é uma das conclusões fortes do relatório: a confirmação destas duas regiões como os destinos com maior taxa de crescimento do Norte, tanto na procura, como na oferta.

Note-se que o investimento privado no turismo do Norte concentra-se nestes dois destinos e, unicamente dependente do projecto Aquanatur, também em Trás-os-Montes. Por seu turno, o Douro regista maior investimento público, sobretudo na área de qualificação urbana.

Não perdendo de vista a influência negativa da crise internacional no sector, o futuro do turismo na região Norte é optimista. "Atingir o 3.º lugar no âmbito das dormidas em 2015" é uma das metas traçadas, declarou o vice-presidente da CCDR-N, Paulo Gomes, que ainda apontou o "crescimento em capacidade de alojamento", a "aposta na promoção", a "reivindicação de verbas crescentes" e a integração do "Norte numa rede de informação partilhada" sobre os seus quatro destinos são outros dos objectivos a cumprir.

|jn|

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Mesmo sem regionalização autonómica, este reforço do destino turístico a Norte irá intensificar-se ainda mais se não forem cometidos os erros de sustentação que têm vindo a ser cometidos em relação aos diversos casos notáveis e de reconhecimento como "património mundial".

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)