Novo governo e a Regionalização

PSD pede explicações a Sócrates sobre Regionalização

Foi apresentado esta sexta-feira na Assembleia da República um requerimento que pede explicações a José Sócrates sobre a regionalização. O documento foi apresentado pelo deputado social-democrata Mendes Bota que quer ver esclarecido a parte do Programa do XVIII Governo onde a regionalização é remetida para a «próxima legislatura».

Nas páginas 95 e 113 do Programa do actual Governo são reproduzidos os parágrafos relativos aos compromissos com a Regionalização assumidos no Programa Eleitoral do Partido Socialista e lê-se a propósito desse assunto «no quadro da próxima legislatura», refere a Agência Lusa.

«Eu quero acreditar que foi um lapso do Governo ter remetido a Regionalização para a próxima legislatura que é de 2013 em diante», afirmou o parlamentar. Mendes Bota quer ver esta questão esclarecida de «forma inequívoca» e, por isso, apresentou um requerimento.

Segundo o deputado «laranja», um alto-responsável do Governo garantiu-lhe, em conversa privada, que se tratou de um lapso. Mendes Bota diz que quer acreditar que o que aconteceu foi um «copy-paste» do programa do Programa Eleitoral do PS, mas «não há melhor do que uma prova oficial e por escrito» a garantir que a Regionalização vai avançar na actual legislatura.

|TVI 24|

Comentários

hfrsantos disse…
Nao foi lapso nenhum, foi o reflexo da Politica Francesa.
As maçonarias francesas que influenciam a politica em França, estao vergadas ao atual Presidente Frances muito centralista.
Por isso em França nao acontecera eleiçao dos orgaos administrativos regionais nos proximos anos.

Sem a evidencia de que a Regionalizaçao resultou bem na França, a maçonaria portuguesa nao poderia aconselhar os dinossauros politicos portugueses (que estiveram exilados na SOBORNE em Paris onde conheceram a Maçonaria que lhes permitiu ter cargos politicos) a avançar com a Regionalizaçao em Portugal.

Proxima Legislatura vamos aprofundar as semelhanças politicas com a França e amadurecer as 5 regioes administrativas (sem cargos eleitos) como existe atualemente em França mas que em Portugal ainda nao conseguimos fazer porque o referendo de 1998 correu mal.

Senao estariamos atualemte ao mesmo estado politico que a França que ja tem as suas Regioes Administrativas desde uns poucos anos antes de 1998 mas sem eleiçao direta das Administraçoes Regionais.

Continuem a assistir as novelas politicas francesas para saber quando Portugal fara a Regionalizaçao.

Em todo o caso duvido que sejamos capazes de avançar mais rapido que os mentores dos nossos politicos portugueses que sao os franceses.
manuel amaro disse…
O Dr. Mendes Bota acredita piamente no Governo.
É enganado, legislaturas a fio e não acorda.
Sim, talvez tenha sido um lapso.
Tal como é um lapso o defice ser 5,9% ou 8%.
É quase a mesma coisa.
Para um país de "bananas", o Governo nem se dá ao trabalho de actualizar datas e percentagens.
E os "tugas", coitados, aceitam, cordeiramente, como aceitaram o António da Calçada.
Vamos regionalizar. Vamos todos. Talvez na próxima legislatura...
Oh Dr. Mendes Bota...

Que o seu Deus lhe dê muita saúde.

Cumprimentos

O próprio