Projecto de 80 milhões para Trás-os-Montes

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro promete revolucionar o sector da produção e transformação da castanha em Portugal, com inciativa que pode criar 1700 empregos

Os parceiros do RefCast, um projecto de investimento na fileira da castanha promovido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, solicitaram uma audiência ao novo ministro da Agricultura, António Serrano, para darem a conhecer o projecto que prevê um investimento de 80 milhões de euros para duplicar a plantação de souto e apostar na transformação da castanha em Portugal.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) anunciou, em Junho de 2008, a preparação de um grande projecto de investimento na fileira, designado como RefCast, que ganhou, entretanto, dimensão nacional e já conta com mais de 20 parceiros das regiões produtoras de castanha.

Só que, apesar das boas críticas do Ministério e da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, não foi ainda dado nenhum passo com vista à definição de uma linha estratégica de apoio, o que levou ao pedido de audiência ao novo ministro.

O objectivo é desenvolver o projecto RefCast em dois eixos, um mais voltado para a produção e outro para a transformação. Além da plantação de 12 mil hectares de souto e da requalificação de seis mil hectares do existente, está prevista a criação de empresas de serviços que farão a manutenção e colheita do souto, explica José Gomes Laranjo, da UTAD.

O projecto contempla, ainda, a construção de uma unidade de média dimensão para a conservação e transformação de cerca de mil toneladas de castanha e a criação de cerca de uma dúzia de unidades familiares, apostadas na implementação das receitas tradicionais e na produção de novos produtos à base de castanha.

O RefCast poderá criar mais de 1700 postos novos postos de trabalho, além de beneficiar alguns milhares de agricultores.

|DN|

Comentários