Red Bull Air Race - do Porto para Lisboa

Luís Filipe Menezes contra transferência para Lisboa

O presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, considerou hoje como “mais uma atitude discriminatória do Estado” a transferência da corrida Red Bull Air Race do Porto para Lisboa.

É uma situação escandalosa, o Estado estar a suportar um país a duas velocidades. Esta é mais uma atitude discriminatória do Estado, que se está a esquecer que o Porto é fundamental para o erário público do país”, afirmou Luís Filipe Menezes, em conferência de imprensa.

O autarca criticou a possibilidade de a corrida dos ares, que tem atraído milhares de pessoas às margens do rio Douro, no Porto e em Gaia, passar a realizar-se na capital, mesmo que isso implique um custo acrescido.

Menezes garantiu hoje saber, através de fontes “fidedignas”, que estão a decorrer negociações em Lisboa para que o Red Bull se realize por três anos na capital portuguesa.

Alertando que, em Lisboa, a corrida “custará três a quatro vezes mais”, Menezes considera “escandaloso”, que empresas tuteladas pelo Estado venham a fazer um esforço financeiro complementar para a realização do evento naquela cidade.

O autarca referiu que a realização do evento na capital custará entre 12 a 14 milhões de euros.

Menezes disse ter já falado com os grupos parlamentares, que estão dispostos a questionar o Governo “para saber se o Estado vai comparticipar o evento e se as empresas tuteladas pelo Estado, directa ou indirectamente, vão fazer este esforço financeiro complementar”.

O autarca de Gaia afirmou “não condenar” a Red Bull Air Race e os autarcas de Lisboa, “muito menos o presidente da Câmara de Lisboa”, na tentativa de transferência do evento para a capital.

O problema é, alertou, estar a retirar ao Norte um evento estratégico.

O Red Bull Air Race é o único evento que tem uma visibilidade planetária de toda a região Norte e do Porto”, salientou Menezes, lembrando que o evento veio para o Douro fruto do trabalho dos autarcas e de uma convergência estratégica com o Estado e empresas.

É insuportável a ideia de mais uma vez o Norte perder um evento. Qualquer dia estamos transformados numa ilha do subdesenvolvimento”, lamentou.

A Red Bull Air Race, no seu entender, “vale mais do que todos os investimentos que Portugal fez na promoção turística do Porto, do vinho do Porto e do Douro, nos últimos 20 anos”.

|Lusa|

Comentários

ruideco disse…
É mais um exemplo claro que para os de Lisboa, só existe Lisboa em Portugal, as outras regiões e as outras cidades estão só a trabalhar para que se façam obras em Lisboa!
Assim não pode ser e não podemos deixar que mais um evento desta natureza se transfira para Lisboa!
Os grandes concertos onde são? Lisboa
O Rock in Rio onde é? Lisboa
O Super Bock em Stock onde é? Lisboa
Isto não pode continuar!
Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

As corridas de clássicos e de fórmula I deveriam ter o mesmo destino da Red Bull, a grande velocidade.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)
Rui Farinas disse…
Lamúrias,queixas,gemidos. É tudo o que as nossas "forças vivas" (?!) têm para combater os roubos dos centralistas? Havemos de ir longe...
Cumprimentos
A confirmar-se, um escândalo nacional este processo. E, pelos vistos, com capitais públicos à mistura, apoios de EDP e TMN...

Independentemente da ideologia política de cada um (reafirmo a minha posição de independência política), penso que é de louvar a iniciativa de alguns deputados do PSD eleitos pelo círculo do Porto, que hoje questionaram, e muito bem, a Assembleia da República e o Governo sobre este processo pouco claro.

A questão enviada hoje à Assembleia da República está disponível online:

http://www.porto.taf.net/dp/files/20091127-redbull.pdf

A confirmar-se, temos dinheiros públicos, de todos os portugueses, a comparticipar um processo que visa desviar um evento de uma cidade do nosso país, o Porto, para outra, Lisboa, em claro deterimento da primeira e benefício da segunda.

Inacreditável...
Meu caro,

sobre este assalto, escrevi assim

http://atributos-1.blogspot.com/2009/11/roubalheira-sem-vergonha-ameaca-as.html

Melhores cumprimentos

José Magalhães
JOSÉ MODESTO disse…
Parece-me Importante uma atitude firme por parte dos autarcas do Porto e de Gaia.
Intoleravel esta situação discriminatória que querem impor aos Portugueses.
Bom Senso é o que se pede, salientar que 80 por cento dos eventos estão na capital, este será mais um.
Atitudes destas incentivam a um estado de xenofobia que começa a ser patente.

Saudações Marítimas
José Modesto
O Poeta disse…
Uma coisa deve ser esclarecida; Quando a corrida aérea Red Bull Air Race veio para as margens o Douro, era somente para ser efectuada durante 3 anos - o que realmente sucedeu - e agora tem todo o direito de se deslocar quer para Lisboa, Coimbra, Faro ou outra cidade portuguesa. Não venha agora o Dr. Menezes fazer teatro e fazer-se de coitadinho pois ele sabia bem que isso ia apenas durar 3 anos.
PMS disse…
Caro Poeta,

O que está em causa é que o Governo, em vez de promover o "roubo" de eventos de Espanha para Portugal, prefere "roubar" os eventos do Porto para Lisboa. Qual o sentido de promover concorrência interna para um evento que já está cá? Qual o benefício para o país se:
- vamos pagar mais para que fique em Lisboa
- vamos fazer tábua rasa do esforço de 3 anos para associar o Porto a este evento (ou seja, ter novamente o evento no Porto seria incremental ao investimento já feito, assim deita-se esse investimento fora, e começa-se de raíz em Lisboa)
- o Porto já tem experiência neste evento e criou infra-estruturas para o acolher?
- Lisboa não tem um problema nem de notoriedade, nem de taxas de ocupação em Setembro
- A capacidade de atrair turistas estrangeiros para o evento é menor em Lisboa (pois a Galiza tem muito mais gente que Badajoz, e mesmo em Portugal, a 2h do Porto habita mais 1milhão de pessoas que em Lisboa) e ainda por cima Lisboa tem menor capacidade para acolher uma multidão, por só ser possível assistir de uma das margens do rio?
Anónimo disse…
vamos boicotar o RedBull. Assinem:

http://www.PetitionOnline.com/boicote/

Aqui não compramos, vendemos nem vamos consumir mais RedBull.