Petição contra a centralização

A todos os que são contra as injustiças regionais, principalmente aquelas que têm vindo a público nos últimos tempos, interessa concerteza assinar e divulgar esta petição, cujo texto transcrevo de seguida:

"Recentemente, temos tido várias notícias que nos dão conta da sistemática manipulação de meios e fundos comunitários que são direccionados somente para o proveito da região Lisboa em detrimento de outras regiões onde também moram portugueses e onde pouco se faz para melhorar a qualidade de vida e emprego. É com grande insatisfação que lanço esta petição, depois de mais uma notícia que informa da possibilidade de retirar o espectáculo Red Bull Air Race das margens do Douro para as do Tejo. Isto, depois de três edições sensacionais com uma fantástica adesão de público e de sucesso organizativo. Lanço o apelo a todos os que tal como eu, estão contra este tipo de política centralista e injusta! Insurjam-se e deixem também o vosso comentário. Portugal não é somente Lisboa!
Obrigado pelo vosso tempo."

A petição está disponível no endereço http://www.peticao.com.pt/centralizacao


Esperemos que consiga chegar à discussão na Assembleia da República. Um bem-haja aos autores e aos signatários.

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,,

Sugiro uma petição com o texto alternativo seguinte:

" Atendendo ao que a seguir se indica, solicitamos a aderência de quem sinta a necessidade e tenha a plena consciência de que o essencial para a evolução da nossa sociedade tem de ser suportada por uma política de convergência real onde a criação de riqueza por produção própria é o elemento material principal:
(a) As assimetrias regionais só serão definitivamente debeladas pelo exercício de POLÍTICAS DE BASE REGIONAL (ver alínea i).
(b) Tal política regional só poderá ser concretizada com a implementação de 7 Regiões Autónomas, à semelhança dos Açores e da Madeira.
(c) Os executantes dessa importante fórmula política terão de ser escolhidos por sufrágio universal, em cada um das freguesias, o qual assegurará também os dirigentes políticos autárquicos, regionais e nacionais, através de uma integração de resultados.
(d) Estes serão os novos responsáveis políticos aptos a prosseguir altos desígnios nacionais, regionais e locais.
(e) Os designios nacionais serão os seguintes: soberania, desenvolvimento económico e social, conhecimento e tecnologia e equilíbrio social.
(f) Os desígnios regionais e locais serão os seguintes: (1) Desenvolvimento Económico e Social
(2) Conhecimento e Tecnologia
(3) Equilíbrio Social
(g) No desenvolvimento económico e social serão integradas e aperfeiçoadas (modernizadas e desenvolvidas) de todas as formas tradicionais de produção agrícola, piscícola e industrial, de acordo com as características de cada Região Autónoma;
(h) No conhecimento e tecnologia, propõe-se a especialização do ensino superior universitário existente em cada uma Região Autónoma:
(1) Universidades Clássicas
(2) Universidades Politécnicas
(i) No equilíbrio social, o combate exaustivo de todas os tipos de assimetrias regionais, combate à nova construção e estímulo da recuperação doas activos imobiliários comuns, históricos ou arquitectónicos e o desenvolvimento florestal e paisagístico com ênfase na reciclagem de todos os recursos materiais e desenvolvimento dos recursos humanos."

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)

PS - Que levem a Red Race e a F1, mas deixem-nos a regionalização autonómica.
Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Então não há comentários a este texto alternativo da petição nacional proposta?
A regionalização constitui assim um problema político tão lateral que não jusitifica uma comentário de aceitação ou de rejeição?
A regionalização será tão acessória que não justifique a criação de uma Associação fora da influência dos partidos, destinada a prosseguir os objectivos políticos de médio e longo prazo?

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)