Red Bull

Red Bull: Turismo do Norte estranha secretismo de passagem para Lisboa


O presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal considera que o secretismo com que a Red Bull Air Race decidiu a deslocalização para Lisboa «é uma falta de respeito atroz para a região Norte», noticia a Lusa.

«As coisas foram feitas com um tal secretismo extraordinário que até parece que tinham alguma coisa para esconder», afirmou à Lusa Melchior Moreira, realçando que «é uma falta de respeito atroz com a região Norte e com as instituições que, ao longo de três anos, assumiram a projecção do evento.

Em declarações à Lusa, o presidente do Turismo do Porto lamentou «a falta de educação» da Red Bull, com quem «pensava existir uma plataforma de diálogo».

Para Melchior Moreira, «importa saber quais foram as verdadeiras motivações da retirada deste evento da região Norte».

O acordo, assinado na terça-feira pelo Turismo de Lisboa, em representação dos municípios de Lisboa e Oeiras, e a Red Bull Air Race, demonstra o «desejo de que uma prova do campeonato internacional se realize sobre o rio Tejo na área entre a Torre de Belém e a Ponte 25 de Abril em 2010».

Segundo o documento, a que a Lusa teve hoje acesso, as autarquias que recebem o evento devem «providenciar à competição, gratuitamente, o uso do espaço onde o evento decorre, incluindo as áreas dedicadas aos aviões, e uma pista de aterragem, para que seja possível realizar os voos de teste, treinos e voos de qualificação facilmente».

As autarquias devem ainda garantir «os equipamentos necessários para a cobertura mínima de 100 mil espectadores».

Os municípios de Lisboa e Oeiras têm até 31 de Janeiro para concluir a elaboração de um protocolo que vai estabelecer as obrigações e direitos das três partes envolvidas.

|IOL|

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Mandem para a cidade-capital a Red Bull, a F1, os clássicos automóveis e implementem a regionalização na versão autonómica.
A cidade-capital pode levar ainda outros acontecimentos mas de certeza que não vão para lá a Casa da Música nem a Fundação de Serralves, como também será sempre muito improvável replantar todo o Vale do Douro nas cercanias da cidade-capital, mas implementem a regionalziação com cabeça, tronco e membros.
Se o fizerem, mais tarde todos agradecerão muito terem sido criadas, a tempo, condições reais de desenvolvimento; se continuarem a desconfiar e a "encanar a perna à rã", nada feito e continuaremos a permanecer na cauda da Europa.
Seria exemplar até convidar membros do Governo a visitarem com mais assiduidade aqueles equipamentos culturais, para ver se alguns centralistas regionais ficariam mais motivados para uma maior dinamização das respectivas actividades.
Quanto à Red Bull, convém não esquecer que se trata de uma organização comercial que não concorda muito para suportar prejuízos e só aceita oferecer espectáculo (eu escrevi espectáculo?) degradável se lhe cheirar uma boa maquia em notas de lei, espectáculo eliminatório de outras actividades muito mais interessantes dentro do quadro cultural e turístico, dado que o "dinheiro" não pode dar para tudo, estando as escolhas muito mais dependentes do "circo" habitual e de mentalidades de onda curta do que do mérito de muitas outras iniciativas de interesse também público.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)