“Região Centro – Boletim Trimestral”

A análise conjuntural nesta edição reporta-se ao primeiro trimestre do ano de 2009. Neste período, o clima de recessão económica sentido em Portugal teve repercussões mais visíveis na Região Centro, comparativamente com trimestres anteriores.

CCDRC lança o segundo número  “Região Centro – Boletim Trimestral”

A análise conjuntural nesta edição reporta-se ao primeiro trimestre do ano de 2009. Neste período, o clima de recessão económica sentido em Portugal teve repercussões mais visíveis na Região Centro, comparativamente com trimestres anteriores. Contudo, em várias dimensões, verificaram-se resultados mais favoráveis na região do que no todo nacional, cujo Produto Interno Bruto (PIB) baixou em 3,7% em termos homólogos.

Quadro primeiro trimestre de 2009

Conforme o quadro síntese acima apresentado, denota-se na Região Centro, no primeiro trimestre de 2009, uma quebra do emprego de 2,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. A taxa de desemprego aumentou na região, passando para 6,7%, valor que, no entanto, foi inferior ao verificado a nível nacional (8,9%).

Já no que se refere às empresas, quer na região quer no país, os empréstimos concedidos aumentaram, embora a um ritmo menor do que aquele que se vinha a verificar nos períodos anteriores. Porém aumentou o crédito vencido.

As trocas internacionais de bens diminuíram consideravelmente na região, em comparação com o primeiro trimestre de 2008, com um comportamento positivo apenas ao nível dos “produtos das indústrias alimentares, bebidas e tabaco”.

No que toca ao turismo, ao mesmo tempo que diminuiu o preço da dormida, também caiu o número de hóspedes e de dormidas na Região Centro, embora menos do que no total do país.

Na construção, o licenciamento de edifícios e o valor real da habitação, segundo a avaliação bancária, sofreram quebras no primeiro trimestre de 2009 em relação ao mesmo período do ano anterior. Já os movimentos Multibanco não sofreram alterações significativas face ao primeiro trimestre de 2008, contrariando os acréscimos homólogos que se vinham a verificar nos trimestres precedentes.
Mapa fundos março 2009No âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), a Região Centro representava, a 31 de Março de 2009, 26,5% dos fundos comunitários atribuídos em Portugal.

No que respeita ao Programa Operacional Regional – Mais Centro, destacavam-se, por ordem decrescente, os eixos 3 – Consolidação e qualificação dos espaços sub-regionais, 2 – Desenvolvimento das cidades e dos sistemas urbanos e 1 – Competitividade, inovação e conhecimento.

Para além da visão que apresenta da conjuntura, o “Região Centro – Boletim Trimestral”, procura ainda reflectir sobre dinâmicas regionais com contributos estruturais para o desenvolvimento da região.

Neste número incluiu-se uma referência aos sistemas de incentivos do QREN, que procuram reforçar a competitividade e produtividade das empresas. Verifica-se nomeadamente que a Região Centro foi responsável, até Agosto de 2009, por 32,7% dos projectos aprovados a nível nacional.

Destacam-se ainda neste boletim as iniciativas desenvolvidas no sentido de melhorar a competitividade territorial das áreas de baixa densidade, no quadro do Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (PROVERE).

Para consultar a versão integral do “Região Centro – Boletim Trimestral 2”

Comentários