Regionalização vai ajudar as autarquias a um maior investimento nas pessoas

Politólogo António Costa Pinto defende mais transferências de competências do Estado

O politólogo António Costa Pinto defendeu mais transferências de competências do Estado central para os municípios, considerando que a regionalização vai ajudar o poder local a investir no desenvolvimento social dos seus cidadãos.

Mais de trinta anos depois, o poder local ultrapassou o investimento em saneamento básico, rotundas e pavilhões gimno-desportivos e sente necessidade de promover a qualidade de vida das populações, nomeadamente desenvolvimento social, educação e cultura, em resposta também a um maior nível de exigência dos próprios cidadãos.

No entanto, segundo António Costa Pinto, para que todas as autarquias avancem para este terceiro nível de relação com os seus cidadãos, o sistema político português terá de redefinir o poder local, dando-lhe maior dimensão. “A preocupação central é esta: para que novas funções destinadas à qualidade de vida sejam realizadas pelas autarquias exige-se a resolução de um problema que, no fundo, tem sido progressistamente realizado, embora politicamente adiado, que é a regionalização”, considerou.

Costa Pinto salientou que “a autarquia é uma unidade que muitas vezes não é suficiente para gerir a unidade região”. “Ora isso coloca um problema, que é o de nós, em Portugal, não termos ainda regiões com legitimidade democrática e, para algumas das funções da proximidade à cidadania, a unidade regional é mais eficaz do que a unidade município, que em muitos casos do país é uma unidade muito pequena”.

|GP|

Comentários

JOSÉ MODESTO disse…
Claramente falando, sendo Portugal um país pequeno, estou convicto que a Regionalização é solução mais viavél para o desenvolvimento do país.
Politicas de aproximidade entre os Municipios e as suas freguesias.
Politicas de aproximidade entre o poder local e os cidadãos, são etapas fundamentais para o sucesso.

Se não adoptarmos a Regionalização, como poderemos saber se a mesma é ou não benéfica para os cidadãos.

Portugal é um país com Dúvidas...
Vamos mudar para as soluções...

Aonde o Poder central vê problemas...a regionalização vê soluções.

Saudações Marítimas
José Modesto
Anónimo disse…
Caros Regionalsitas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Propor uma progressiva transferência de competências para as autarquias (não é que as não mereçam) corresponde a criar uma outra natureza de regionalização: "regionalização às pinguinhas", outra dos coitadinhos.

Sem masi nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)

PS - Leiam o Guerra Junqueiro de 1896.