Alentejo é a região mais procurada para turismo rural



O Alentejo é a região do País com maior procura de unidades de turismo em espaço rural, com 200 mil dormidas anuais , embora ocupe a terceira posição em termos de oferta neste segmento.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva, observou que este segmento já representa uma "componente significativa" da oferta turística da região, que conta actualmente com cerca de 250 unidades nesta área, no total de 2500 camas.

Segundo o presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo , "a região é líder"em termos de procura deste tipo de unidades, o que considera "curioso", já que "nos restantes indicadores turísticos o Alentejo não está nos primeiros lugares".

Ceia da Silva explicou que "esta é uma das apostas da região" no sector turístico, representando "um aumento significativo da qualificação do alojamento turístico" na zona, por incluir "unidades de excelência". Os clientes do turismo em espaço rural procuram sobretudo a tranquilidade, o contacto com a natureza, o ambiente familiar, a descoberta da ruralidade, a beleza da paisagem, o descanso, o silêncio e a paz.

De acordo com o mesmo responsável, esta área turística "está em crescimento na região", salientando que "é muito significativo o número de novas unidades previstas, todas elas com bastante qualidade". "Vão surgindo novos investimentos e nota-se que cada vez há mais turistas que procuram o turismo em espaço rural e que pretendem diversificar. Vão para uma determinada região, mas não gostam de ir sempre para a mesma unidade", frisou.

Os pedidos para a criação de novas unidades continuam a surgir e há apoios para os projectos, através dos fundos da União Europeia, sobretudo do Proder (fundos comunitários para o Desenvolvimento Rural), acrescentou Seia da Silva, prevendo um aumento da oferta deste segmento na região superior a 50% dentro de cinco a seis anos.


|DN|

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalsitas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Ainda bem, mas poderia ser mais potenciada se tivéssemos implantada a regionalziação autonómica.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)