Nova liderança do PSD

Regiões e Justiça são alvos para futuro líder

ALEXANDRA MARQUES |JN|

Revisão constitucional apontada como crucial para a direcção do PSD

Mais refém do Governo se o partido se abstiver no PEC ou com mais margem de acção se votar contra, o próximo presidente do PSD defenderá que seja iniciado um processo de revisão da Constituição, para mudar aspectos da Justiça e avançar com a regionalização

A abertura do processo de revisão constitucional "é crucial" para o PSD, seja qual for dos três candidatos principais à liderança do partido - Pedro Passos Coelho, Paulo Rangel e José PedroAguiar-Branco - o mais votado nas eleições directas de amanhã. Porque a revisão da Lei Fundamental permitirá - nos aspectos que forem acordados com o PS - alterar a estrutura judicial e até tentar um consenso partidário em relação à criação de uma região-piloto, no Algarve, independentemente da realização de um referendo após as eleições presidenciais de Janeiro de 2001.

Para Vasco Cunha, deputado, membro da Comissão Política Nacional social-democrata e líder da distrital de Santarém, qualquer que seja o líder eleito amanhã não deixará de pugnar pela abertura do processo de revisão.

Em matéria de regionalização Rangel e Aguiar-Branco Passos defendem a realização do referendo, entregando a decisão aos portugueses, enquanto Passos Coelho quer expurgar da Constituição a obrigatoriedade da consulta, iniciando a regionalização administrativa pelo Algarve.

Em relação à Justiça, o futuro líder terá uma influência decisiva nas propostas a apresentar na comissão parlamentar sobre a corrupção, criada por solicitação do PSD, cujos resultados terão de ser apresentados dentro de seis meses e no máximo até Dezembro.

Neste sector, inclui-se também a revisão às leis penais e à nova lei do Divórcio. Em ambas, o Governo - através do ministro da tutela, Alberto Martins -, já manifestou a intenção de introduzir alguns melhoramentos.

(...)

Comentários

Paulo Rocha disse…
Sinceramente, não estou muito esperançado que qualquer destes candidatos a lideres do PSD faça alguma coisa pela Regionalização.
José A Pinto disse…
Eu vou mais longe ... não sei se algum destes candidatos a líder tem o perfil e a capacidade suficientes para liderarem este país em tempos de crise.
Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Enquanto persistir uma certa "promiscuidade" entre órgãos de comunicação social (ardentes de sangue, suor e lágrimas) e os mecanismos de justiça (carentes de protagonismo público), de nada valerá qualquer acção política incidente sobre o terceiro patamar do poder: poder judicial.
Sobre a regionalização, é fácil verificar a pobreza das propostas políticas até hoje apresentadas e que em nada contribuirão para um real desenvolvimento que desatole a sociedade portuguesa dos pântamos do empobrecimento, do endividamento, da má educação e da incultura.
A persistência crónica destas últimas, exactamente pela sua escandalosa persistência, terá de interessar para a defesautilitária de alguém, mas alguém constituido apenas por muito poucos que deveriam retratar-se sem demora nenhuma.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)