terça-feira, março 30, 2010

NUTs II ou Regiões?

As NUTS (Nomeclaturas de Unidades Territoriais - para fins Estatísticos) designam as sub-regiões estatísticas em que se divide o território dos países da União Europeia, incluindo o território português. As NUTS estão subdivididas em 3 níveis: NUTS I, NUTS II e NUTS III.

As NUTS II (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Região Autónoma dos Açores e Região Autónoma da Madeira), subdividem-se em 28 NUTS III

Decreto-Lei nº 204/2002 - NUTS em Portugal

Será que uma Região pode ser apenas uma zona ou unidade administrativa, com determinados contornos geográficos ou mesmo económicos?

Para mim, é preciso mais. Uma região para existir de facto, terá antes que entrar na percepção dos que nela habitam. Pressupor a convicção de um espaço comum partilhado, ideia vivida e protagonizada pelos que se identificam com ela e lhe conferem a razão e sentido de ser.

Exigirá, certamente, a existência de um campo cultural já alicerçado numa certa identidade comum ou então de um projecto de futuro suficientemente mobilizador e com garantias mínimas de sucesso. É preciso despertar nas pessoas o sentido e gosto de pertença, gerador de uma certa identidade.

Para se atingir este desiderato, serão necessários agentes portadores desse ideal de regionalidade capazes de transmitir a mensagem dos valores positivos, que esta iniciativa pode trazer para o bem estar e desenvolvimento das pessoas, designadamente do interior do País. Se a regionalização não passar pelas pessoas, de forma livre e convicta, não sairá das folhas do Diário da República e das burocracias oficiais e partidárias, tantas vezes asfixiantes da iniciativa privada.
.

3 Opiniões

At terça mar 30, 09:59:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro António Felizes,

Os seus considerandos são pertinentes, por duas razões:
(a) Demarcar-se do conceito estatístico das NUT's.
(b) Admitir outras características que se aproximam do que se espera das 11 Regiões Históricas, Naturais e, com uma síntese adequada, acabar das 7 Regiões Autónomas.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)

 
At segunda abr 05, 06:33:00 da tarde, Anonymous Abc said...

As NUTS III são próximas das regiões distritais e obviamente seriam uma boa solução para a implementação da regionalização em Portugal! Menos atritos, mais próximas da população e do poder local, melhor controlo sobre as diversas dinâmicas territoriais (sócio-económicas, naturais, etc), melhor divisão sobre os conceitos históricos, culturais, turísticos, etc... Diminuição dos atritos entre as Capitais Distritais, mais emprego, melhor funcionamento institucional das organizações. Esta solução de NUT III seria a VERDADEIRA REGIONALIZAÇÃO, e teria o meu voto favorável. Tenho dito.

 
At sábado abr 10, 05:40:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

a VERDADEIRA REGIONALIZAÇÂO passa sempre pela criação de círculos uninominais, na minha modesta opinião.

 

Enviar um comentário

<< Home