Personalidades do Norte criticam PEC


Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto, D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, Guilherme Pinto, presidente da Câmara de Matosinhos, criticaram nesta terça-feira o adiamento de projectos para o Norte no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), apresentado ontem na Assembleia da República.

O grande exemplo dado foi a ligação em alta velocidade entre Porto-Vigo e Porto-Lisboa, suspensa por dois anos.

As personalidades de diversos quadrantes sociais e políticos da Invicta falavam à margem do Fórum para o Desenvolvimento da Região Norte. A terceira edição do certame decorreu na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e contou também com a presença de João Teixeira Lopes, deputado do Bloco de Esquerda, e Hélder Santos, geógrafo.

O PEC, apresentado ontem pelo primeiro-ministro aos partidos, tem como objectivo principal controlar as contas públicas até 2013 na tentativa de reduzir o défice para três por cento.

Além do adiamento de parte do projecto TGV, o PEC prevê cortes de despesas em capital humano, a criação de um novo escalão de IRS, a limitação do endividamento e dos salários nas empresas públicas, privatizações, entre outras medidas de contenção orçamental.

@Alice Barcellos

Comentários