Empreendedorismo na Beira Interior em tempo de crise

Empresa da Guarda registou crescimento de 42% em 2009

Grupo BB investe em novas instalações e equipamento

foto
O Grupo Bernardo & Bernardo, com sede na Guarda, aposta na internacionalização, numa altura em que regista um crescimento significativo da actividade. Na última semana inaugurou as novas instalações, num investimento total de cerca de dois milhões de euros, que incluiu a reformulação do sistema informático.

Uma das maiores empresas da Beira Interior, constituída há mais de uma década, a Bernardo & Bernardo Consulting – Gabinete de Arquitectura e Engenharia inaugurou as suas novas instalações na última quinta-feira, dia 8. Depois de alguns anos instalada num prédio da Rua Comandante Salvador do Nascimento, na Guarda, a empresa passou a funcionar no Edifício Paladium, na Avenida Rainha D. Amélia.

A cerimónia de inauguração contou com a presença de várias entidades públicas e privadas, entre elas representantes dos governos de Angola e Marrocos, autarcas da região, o governador civil da Guarda e o reitor da Universidade da Beira Interior (UBI), instituição com a qual a BB Consulting celebrou recentemente um protocolo de cooperação com vista ao desenvolvimento dos domínios da informação, investigação e da extensão universitária nas áreas de arquitectura e engenharia. Este acordo prevê a inserção de alunos na empresa BB, através da oferta de estágios e prémios de mérito aos finalistas melhor classificados.

Após o ‘corte da fita’ às novas instalações, o programa prosseguiu no NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda, onde Pedro Guedes de Carvalho, professor da UBI, proferiu uma palestra sobre “As potencialidades da Beira Interior”, seguida de uma jantar e da actuação da conhecida cantora brasileira Fafá de Belém.


Nova fase da empresa

O administrador do Grupo BB, Mário Bernardo, afirma que a inauguração das novas instalações representa um marco importante. O arquitecto diz que “não se trata apenas de uma mudança física de instalações, mas de uma profunda reestruturação orgânica das empresas do Grupo”.

“Se olharmos para estes últimos dez anos, que constituem o nosso passado recente, verificamos que um longo caminho foi percorrido, na procura constante da melhor qualidade, para não falar na busca da excelência dos nossos serviços”, salienta Mário Bernardo, adiantando que “o resultado está agora à vista” com a entrada numa nova fase da empresa.


Actividade em Portugal e no estrangeiro

A orgânica do Grupo BB, cujo administrador é o arquitecto Mário Bernardo, compreende uma Sociedade Gestora de Participações Sociais (SGPS), “que garante o rigor de gestão e coerência do desempenho das três unidades produtivas do Grupo”. A BB Consulting opera na concepção de projectos nas áreas da arquitectura e engenharia em Portugal continental; a BB Azores Consulting trabalha na mesma área, mas no arquipélago dos Açores; e a BB Form Consulting desenvolve actividade de verificação de projectos e fiscalização de obras.

Com sede na Guarda, o Grupo tem filiais de norte a sul do País e está agora a dar os primeiros passos na internacionalização, trabalhando com Cabo Verde e Marrocos. Ainda durante este mês será finalizado o processo de criação de uma nova empresa em Angola.

O Grupo registou um incremento de 42 por cento em 2009, estimando-se um crescimento semelhante este ano.


Jornal Nova Guarda (Guarda, Beira Interior)

14/04/2010

Comentários

Anónimo disse…
Devia ser feita nova entrevista, agora.
Depois de tanto investimento o grupo deixou de pagar a fornecedores e funcionários e neste momento não paga a quem deve.
Passando muitas vezes por encher o gabinete para esses representantes que vêm ao escritório pensarem que está a trabalhar a 100%.