Douro, Maravilha Natural

Campanha pelo Douro arranca em Junho

Durante a primeira quinzena de Junho vai arrancar a campanha de promoção da candidatura do Vale do Douro a Maravilha Natural de Portugal. A iniciativa é promovida pela Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR), que elegeu para padrinho Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto.

O Vale do Douro está incluído na categoria "Zonas Aquáticas não Marinhas" e é um dos 21 finalistas do projecto 7 Maravilhas Naturais de Portugal. O objectivo da AETUR é realizar uma iniciativa "inédita e muito mediática" e que em breve será dada a conhecer. O presidente, António José Teixeira, está consciente que o caminho "é difícil" e apela à "união de todos em torno do mesmo objectivo, pois a concorrência é ao mais alto nível".

Rui Moreira prometeu, ontem, durante uma apresentação em Vila Real, aproveitar a visibilidade da associação que dirige e a sua tradição ligada ao Douro como uma espécie de "âncora" para a sua actuação enquanto embaixador da região. Frisou que a sua visão do Douro "não passa apenas pela vinha", pelo que a candidatura "precisa de mostrar que o Douro começa em Espanha e acaba na foz". "É preciso mostrar a natureza, as pessoas, o vinho e o rio como elo disto tudo", sublinhou.

O responsável também defendeu que as pessoas que vivem no Douro obtenham, através do turismo, "as contrapartidas que não conseguiram noutras fases de desenvolvimento". É que "por muito bonita que seja a paisagem, se as pessoas não perceberem que isto é uma vantagem, o projecto pode morrer".

Os resultados da votação pública vão ser revelados, a 11 de Setembro, numa cerimónia a realizar na ilha de São Miguel, nos Açores.

|Eduardo Pinto - JN|

Comentários