Em "Entre-Douro e Minho arriscamo-nos a ser um bando de mendigos que vai a Lisboa pedir as coisas a que tem direito"


Excerto da entrevista de Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, ao JN:


Tem defendido a regionalização, como fundamental para o salto qualitativo desta região de Entre Douro e Minho. Acha que este modelo administrativo vai finalmente avançar?

O modelo político precisa de ser reformulado. A regionalização é importantíssima, porque sem essa reforma administrativa, em Lisboa não vão querer saber como é que se dará o desenvolvimento integrado da região de Entre Douro e Minho. Vemos a Madeira, os Açores e o Vale do Tejo a desenvolverem-se e o resto do país a marcar passo. É tempo de os políticos novos, com coragem, imporem o que é importante para a realidade em que vivemos. O problema é que todos os quadros comunitários vão passar e a regionalização sem estar implementada.

Quando acontecer, onde está o dinheiro para avançar com a política de coesão?

Este estado de coisas fomenta a política de sacristia, em que cada um procura assegurar financiamento para os seus municípios. A continuar neste quadro, na região de Entre Douro e Minho arriscamo-nos a ser um bando de mendigos que vai a Lisboa pedir as coisas a que tem direito.

Haverá a vontade política dos dois maiores partidos, para que a regionalização avance de facto?

Pelo que tenho assistido, a nível de PSD e de cúpulas, penso que há essa sensibilidade. E no PS também há esse pensamento. Se calhar, em Lisboa é que podem pensar de forma diferente, mas a evolução terá de acontecer, se calhar mudando o sistema semipresidencialista e, com certeza, reduzindo o número de deputados. Não são necessários os actuais 230 deputados. Bastam 170. Terceiras filas e quartas não são precisas. Precisamos é de pessoas com responsabilidade que discutam os assuntos que interessam às populações.

Jornal de Notícias, 27/06/2010

Comentários

Anónimo disse…
Petição a favor da redução do numero de deputados, já assinou?

http://peticaopublica.com/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=230180