Património da Beira Interior


Candidatura quer valorizar a importância etnográfica, cultural e social desta tradição única no concelho raiano
Sabugal quer capeia como Património Imaterial da Humanidade


A capeia arraiana, uma das tradições mais genuínas do concelho do Sabugal, vai ser candidatada a Património Imaterial da Humanidade pela autarquia. A proposta está a ser elaborada há ano e meio pela empresa municipal Sabugal +, que tem vindo a recolher documentos áudio e vídeo, bem como depoimentos orais e escritos de praticantes e apreciadores da corrida de touros com forcão.

«A classificação é muito difícil de obter, mas não quero ser acusado de não termos tentado», refere António Robalo, para quem o processo tem que ser «bem elaborado, com argumentos fortes, claros e sustentados». O presidente do município raiano justifica esta candidatura com «a importância etnográfica, cultural e social» que a capeia tem no concelho. Nesse sentido, espera que o dossier fique pronto «o mais rapidamente possível» para ser entregue ao Instituto dos Museus e da Conservação, cujo parecer é fundamental para seguir para a UNESCO. Entretanto, a autarquia vai organizar encontros temáticos sobre esta tradição secular para «reunir mais informação e contributos que possam reforçar as características únicas desta festa que já é um património etnográfico do Sabugal», acrescentou.

A capeia arraiana faz-se de encerros de touros pelas ruas das aldeias e lides com forcão nas praças. A sua origem perde-se na memória dos “arraianos” e mesmo os mais antigos conviveram desde sempre com esta tradição. Mas ainda hoje as praças são improvisadas nos largos das aldeias, recorrendo-se a carros de bois carregados com troncos de árvores, que estabelecem uma sólida barreira entre o touro e os espectadores. O forcão, uma estrutura triangular de madeira onde cabem 30 homens, é o elemento aglutinador desta festa, já que é com ele que se lida o touro e que os jovens se afirmam perante a comunidade. Todos os anos, em Agosto, o concelho vive ao ritmo das capeias graças a um verdadeiro roteiro que envolve habitualmente cerca de dez aldeias situadas junto à fronteira espanhola. Há ainda o tradicional festival “Ó Forcão Rapazes”, que este ano vai acontecer na praça de toiros do Soito, a 21 de Agosto. Naquele que também é conhecido como o “campeonato do mundo do forcão”, as equipas das várias aldeias rivalizam para conseguir a melhor lide.


in O Interior (Guarda, Beira Interior), 03/06/2010

Comentários