Perfil do Turista que visita Porto e Norte

Companhias de baixo custo ultrapassam TAP nos turistas que chegam ao Porto

|OJE/Lusa|

As companhias aéreas de baixo custo ultrapassaram a TAP nas preferências dos turistas que no primeiro trimestre chegaram ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, revela o estudo "Perfil do Turista que visita Porto e Norte".

De acordo com o estudo trimestral realizado no aeroporto do Porto, 29% dos visitantes em turismo viajaram na TAP, sendo que, no mesmo segmento, a Ryanair assegurou 33% das deslocações e a Easyjet 16%.

"Uma em cada três viagens [em lazer] é assegurada pela Ryanair", destaca o estudo, realçando que em Novembro "a TAP estava no topo das preferências com 27,1% dos turistas a viajar por intermédio da companhia portuguesa".

O Perfil do Turista que visita o Porto e Norte destaca que, "apesar de subir 2%, a transportadora (TAP) encontra-se agora na segunda posição" dos visitantes que elegem a região para gozar férias.

A França reforça a posição enquanto principal mercado emissor de turistas que chegam ao Porto e Norte de Portugal em lazer, a que se segue a Espanha e o Brasil, que destronaram a Alemanha e a Bélgica na segunda e terceira posições.

A TAP assegura 57% das deslocações em negócios e a Easyjet e a Ryanair são responsáveis apenas por 7% das viagens, o que, realça, "evidencia a baixa popularidade das companhias de baixo custo junto do segmento executivo".

Segundo o estudo "a recessão económica reflecte-se também ao nível do consumo", o que se traduziu numa quebra de 173 euros face à quantia média dispendida por cada turista no ano anterior.

Alemanha e Espanha são os principais pontos de partida dos turistas que chegam ao Porto e Norte de Portugal em negócios, que são maioritariamente homens com idades entre os 31 e os 50 anos, casados e com formação superior ao nível de mestrado/doutoramento.

A Internet é "cada vez a plataforma utilizada para a marcação de viagem", sendo que "sete em cada dez viajantes já recorrem a esta ferramenta, o que representa um aumento de 15% face a 2009".

"Nunca havia visitado a região anteriormente, efectua a reserva com uma antecedência igual ou superior a três semanas e expressa vontade de regressar e até de recomendar o destino", conclui o estudo, no que toca ao perfil do turista que visita o Porto e o Norte de Portugal.

O estudo é trimestral, desenvolvido pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ERTPNP) e com o Aeroporto Francisco Sá Carneiro.
.

Comentários

Rui Farinas disse…
Numa época de profunda depressão, são boas e animadoras notícias. O importante agora é que não haja asneiras das diversas entidades ligadas a esta matéria. Há que consolidar estes resultados, e não deitar tudo a perder por inércia ou desleixo.