SCUTs - a voz dos empresários da Galiza

SCUT: empresários galegos alertam para o "rompimento do plano de mobilidade na euro região"

|Lusa|

O presidente da Confederação de Empresários de Pontevedra, Espanha, afirmou hoje estar contra a introdução de portagens na A-28 (SCUT Norte Litoral), considerando que esta medida “rompe com o plano de mobilidade” existente na euro região Galiza/norte de Portugal.

Em declarações à Lusa, José Manuel Alvariño afirmou que introduzir portagens nesta SCUT (autoestrada sem custo para o utilizador) que liga o Porto a Viana do Castelo significa “romper com o plano de mobilidade desta famosa euro região”, bem como com “o seu desenvolvimento”.

“Os empresários perderão competitividade”, disse, criticando ainda a forma como o Governo português pretende cobrar as portagens, através de 'chip'.

O que defendemos é que o Governo português não introduza nenhuma portagem, mas caso venha a colocar portagem, que opte, então, por um modelo de cobrança universal, que facilite a mobilidade. Pedimos que seja um sistema unificado: a Galiza não pode ter um sistema e Portugal outro quando a Europa está a procurar sistemas unificados”, sustentou.

Para José Manuel Alvariño, o Governo português deve “facilitar” e ser sensível a esta questão.
“Tem que facilitar, haverá outras formas de obter receitas sem agravar o desenvolvimento empresarial de uma região tão importante como é a Galiza/norte de Portugal”, frisou.

Na sua opinião, o Eixo Atlântico deve também manifestar uma posição sobre este assunto, ainda mais quando a introdução de portagens na A28 “pode prejudicar” e “dificultar” a relação entre empresários das duas regiões.

A introdução de portagens naquela SCUT é ainda uma medida “incoerente” na sua opinião, uma vez que os galegos terão que pagar em Portugal mas os portugueses continuarão a circular gratuitamente nas vias da Galiza.

O responsável adiantou ainda ter já contactado a Associação Empresarial de Portugal (AEP), mostrando-se preocupado com a introdução de portagens nas SCUT.

Governo e oposição não se entenderam quanto ao diploma da introdução de portagens nas SCUT do norte, tendo a oposição aprovado no Parlamento, na generalidade, a revogação da aplicação do sistema de identificação eletrónica de veículos.
.

Comentários