Há pretensão hegemónica do Porto sobre a Região Norte ?

Dificuldades da Região Norte

A pretensão hegemónica dos dirigentes do Porto sobre a Região Norte não corresponde às expectativas que as elites minhotas e transmontanas, sediadas em Braga, Viana do Castelo, Vila Real ou Bragança, depositam na regionalização. A submissão a um poder regional irradiado a partir do Porto parece menos aceitável que a manutenção da actual hierarquia administrativa

O Norte concentra sub-regiões com níveis de desenvolvimento muito diversos. Zonas que se desertificam coexistem com núcleos prósperos, áreas com capacidade organizativa e elites dinâmicas são acompanhadas de espaços sem vitalidade política e sistemas produtivos modernizados.

Os efeitos de fragmentação que daí resultam não constituem o quadro empírico mais apropriado para a assumpção de identidades partilhadas, correspondentes a formas de vida, projectos e interesses de facto homogéneos.

Muito embora no Porto se difunda um conceito de região unitária - a que se outorga uma essência cultural que virá já da fundação da nacionalidade -, enquanto espaço económico e sócio-cultural a administrar em conjunto, a heterogeneidade domina a fisionomia do território, onde desde logo a um litoral expansivo e consolidado se opõe um interior deprimido e desestruturado. Sobrevêm portanto discrepâncias sócio-espaciais arduamente enquadráveis na comunidade de valores e de interesses configurada no plano discursivo.

Finalmente, a própria classe dirigente estabelecida no Porto encontra-se cindida por uma grande concorrência de interesses pessoais e institucionais. A força de agregação que um projecto de regionalização comum pode exercer nessa miríade de interesses e de poderes não é negligenciável, mas essa permanece ainda uma questão em aberto.

|Daniel Francisco|
.

Comentários

Vasquez da Gama disse…
Este é sem duvida um tema que tem de ser discutido habilmente e activamente.
Somos um povo heterogeneo, tanto em Portugal como no Norte. No entanto a gente do Norte é realmente diferente da gente do Sul de Portugal.
Entre nortenhos temos inumeras parecencias culturais e seremos muito mais fortes juntos.
Mas é preciso unir a serio, interior à costa, Minho, a Trás os Montes e ao Douro Litoral.
Unknown disse…
Trás-Os-Montes precisa de ser autónomo, uma vez que é uma região muito distinta, e logo as politicas devem ser adequadas à região.

A união com Porto e Minho seria uma verdadeira desgraça para o litoral.