PSD - revisão constitucional contempla extinção dos Governos Civis

Jorge Gomes contra extinção dos Governos Civis

Jorge Gomes está contra a proposta do PSD de extinguir o cargo de Governador Civil na revisão constitucional proposta pelos sociais-democratas. O actual governador do distrito de Bragança defende que há um papel importante a cumprir em nome do Governo.

Mas deixa algumas farpas ao PSD.

“Não me esqueço que ainda não era eu Governador Civil e já o PSD queria acabar com o cargo. Mas depois nomeou-os. Agora, é uma proposta que vai ter de ser decidida no Parlamento e é uma decisão que passa pela revisão da Constituição. Mas não acredito que o Governo central consiga viver sem ter um responsável e um representante do Governo que faça um mínimo de proximidade às populações”, diz.

Jorge Gomes acredita que aquilo que mete mais confusão ao PSD é o nome do cargo e não propriamente as suas funções.

“Penso que a proposta que pretendem é mais o conceito do termo Governador do que propriamente acabar com o lugar. Não acredito que extingam as funções, mas sim que criem o cargo de delegado do Governo, como existe na vizinha Espanha. Até porque os Governadores servem de bode expiatório para muita coisa.”

O governador civil de Bragança diz que o cargo acaba por ter um papel de provedor do cidadão.

“O cidadão percebe que tem no distrito um provedor e só quem passa pelo lugar é que percebe os problemas que os cidadãos trazem e solicitam aos governadores. Estamos cá para ouvir a população. Tem sido uma experiência espantosa. Estamos cá para sermos os comunicadores entre Governo e população e ajudar a resolver problemas.”

|Brigantia|

Comentários