Concelhos alentejanos juntam-se para criar uma rede de promoção empresarial

O QREN vai permitir a criação de uma rede de promoção empresarial, de atractividade urbana e de empreendedorismo, entre uma dezena de concelhos alentejanos.

Em causa está uma aposta da Rede Corredor Azul, integrado no âmbito da Política de Redes Urbanas para a Competitividade e Inovação. O projecto prevê um investimento de 1,3 milhões de euros.

Desta feita, os municípios de Arraiolos, Borba, Elvas, Estremoz, Montemor-o-Novo, Santiago do Cacém, Sines, Vendas Novas, Vila Viçosa e Évora, que lidera o projecto, pretendem alavancar uma rede territorial de cooperação.

"Esta parceria, que envolve municípios do Atlântico à fronteira com Espanha, é da maior importância, porque estamos a actuar no território de uma forma integrada, permitindo que as populações usufruam das potencialidades da região", explica o vice-presidente da Câmara de Évora, Manuel Melgão.

O projecto global prevê um investimento global de 1,3 milhões de euros que serão financiados em 80% por fundos comunitários, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e do Programa Operacional Regional do Alentejo (INALENTEJO), incluído no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

|Vida Económica|
.

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Muito embora possa constituir uma importante iniciativa pelo seu carácter integrado numa vasta região do País, está enferma de um ordenamento político que somente a regionalização autónoma poderá proporcionar, especialmente para os concelhos situados no interior fronteiriço com Espanha.
Já aqui foi mencionado que cada vez mais é necessário um poder de negociação paritário com as regiões autónomas situadas do lado de lá da fronteira para que os objectivos de desenvolvimento global sejam atingidos com eficácia (tão rápido quanto possível) e com eficiência (com a utilização adequada, quantificada, valorizada e equilibrada de recursos da Região Autónoma do Alentejo, distribuidos pelos respectivos concelhos que a integram, de acordo com as suas potencialidades algo diferentes de uns para os outros).
De outro modo, será tempo e recursos em parte perdidos.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)