Especialistas debatem futuro do destino turístico Douro

11, 12 e 13 de Novembro

No próximo mês de Novembro, o Douro é palco e tema de uma conferência internacional que visa reflectir sobre a situação actual do turismo na região e a estratégia de desenvolvimento rumo à excelência.

Organizada pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), a conferência tem a duração de três dias – 11, 12 e 13 de Novembro – e decorre na Aula Magna da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Divulgar o destino Douro no mercado interno e além-fronteiras e contribuir para a reflexão técnica e científica de temas-chave para o turismo da região são alguns dos propósitos do evento.

Tendo sido o primeiro destino a nível mundial a receber a avaliação do Centro de Excelência dos Destinos (CED), o Douro passou a integrar uma rede internacional de destinos que definiram a excelência turística como objectivo central do seu modelo de desenvolvimento.

também neste contexto que surge a Conferencia Internacional de Turismo do Douro, que visa reflectir sobre as várias categorias inerentes ao Sistema de Medição da Excelência dos Destinos e a sua relação com o Destino Douro.

Sendo a conferência um evento dedicado ao Vale do Douro e à sua promoção, a organização pretende que o conjunto de destinatários seja o mais alargado possível, no sentido de representar significativamente todos os agentes com interesse na e para a Região. Nesse sentido, são esperados cerca de 300 participantes, de diferentes nacionalidades (especialistas das diversas áreas temáticas da Conferência, organizações e empresas ligadas aos produtos turísticos do destino, instituições de ensino e de investigação, municípios e profissionais do sector).

A Conferência Internacional surge o âmbito de uma candidatura ao programa ON-2 (Programa Operacional Regional do Norte) e é co-financiado pela União Europeia, através do FEDER. O evento é promovido pelo IPDT, em parceria com as Entidades Regionais de Turismo do Douro e do Porto e Norte de Portugal e conta com o apoio da Estrutura de Missão do Douro e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

|Diário de Trás-os-Montes|
.

Comentários