Regionalização é a principal proposta de Defensor Moura

Candidato lembra que já o defende desde 1998

O candidato à Presidência da República Defensor Moura afirmou que a regionalização é a «principal proposta» da sua candidatura e uma «necessidade» para o país, diz a Lusa.

«Anunciei na apresentação da minha candidatura que, mais do que fazer promessas, iria repisar o que foi o meu caminho profissional, cívico e político. E a regionalização é uma pegada do meu percurso pessoal que quero reactivar e é a principal proposta da minha candidatura à Presidência da República», salientou.

Defensor Moura falava à saída de uma audiência com o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Carlos Lage, no início do seu «Roteiro da Regionalização».

«Fiz parte do movimento cívico Portugal Plural em 1998, que se bateu pela regionalização, e penso que todos estes anos de centralismo vieram confirmar que a regionalização é cada vez mais uma necessidade para o nosso país», sublinhou.

Para Defensor Moura, os vários modelos de reorganização e desconcentração administrativa experimentados em Portugal não resultaram, pelo que «as regiões administrativas são um passo fundamental para que Portugal se torne um país verdadeiramente desenvolvido».

«Continuar com um Estado centralizado como temos tido será continuar a divergir da Europa, a ter um país frágil economicamente, a ter dificuldades de nos aproximarmos dos índices de desenvolvimento de toda a Europa», afirmou.

|IOL|
.

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Se o programa de regionalização for bem esgalhado em termos de programa político, poderá ser uma candidatura bem útil do ponto de vista da chamada de atenção para a necessidade urgente de regionalização.
As restantes candidadturas à Presidência da República não serão mais que um "copy-past", um "dejá vu" com a única ajuda do famigerado acordo ortográfico.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)