Regionalização: o modelo base

Na discussão havida em Portugal sobre a regionalização, ocorre amiúde discutir-se o modelo base, aparecendo isso como se houvesse solução única ou alternativas muito escassas. Nessa discussão, esquece-se a variedade, em termos de capacitação político-administrativa e de dimensão territorial, que existe aqui ao lado, na Europa.

Dito de outro modo, sendo certo que não existirá um modelo que encaixe, automaticamente, no caso português, em razão das suas condicionantes histórias, culturais e geográficas, não será, por outra parte, difícil encontrar soluções noutros lugares que se aproximem das da realidade nacional e possam, daí, ser fonte inspiradora do modelo a adoptar.

|J. Cadima Ribeiro|
.

Comentários

templario disse…
Analisem este excerto do texto, escrito por um respeitável Professor Universitário e digam lá se andam ou não andam a mangar com isto tudo.

"Dito de outro modo, sendo certo que não existirá um modelo que encaixe, automaticamente, no caso português, em razão das suas condicionantes histórias, culturais e geográficas, não será, por outra parte, difícil encontrar soluções noutros lugares que se aproximem das da realidade nacional e possam, daí, ser fonte inspiradora do modelo a adoptar."

Não há palavras... Minha nossa!
SP disse…
Como o autor citou, é óbvio que existem razões históricas, culturais e geográficas que determinam os condicionalismos do processo regionalizante em cada país. Como tal, nenhum modelo encaixará automaticamente num possível processo de regionalização em Portugal, não permitindo desse modo que haja um processo de benchmarking perfeito (nem devia!).
Com as devidas adaptações aos condicionalismos, poderemos isso sim, aproveitar algumas ideias dos diferentes modelos que existem.

Sendo possível que a regionalização pode não dar resposta aos problemas que pretende solucionar, o que é certo é que a actual estrutura politico-administrativa não é adequada.

Façam reformas, regionalizem, ou troquem de governantes, mas façam alguma coisa!

Selénio Portugal