UE - número de habitantes representado por cada eleito local

O número de representantes eleitos (municípios) ao nível local

Existe um aspecto em que a dimensão média dos municípios tem consequências directas em termos de participação da população: o número de representantes eleitos ao nível local, indica que a França possui o maior número de eleitos locais (mais de meio milhão!). Este número é mais de três vezes superior ao da Itália e cerca de 22 vezes superior ao do Reino Unido, países com população total da mesma ordem de grandeza.

Em termos relativos - número de habitantes representado por cada representante eleito - a França possui, de longe, o valor mais baixo (116), seguida pela Alemanha (250), a Finlândia (394) e a Itália (397). No outro extremo, a Dinamarca (1084), Portugal (1125) e sobretudo o Reino Unido (2605) apresentam valores particularmente elevados.
.

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Muito mais importante o número de habitantes representados por representante é esta ter a consciência plena que está a fazer o melhor da sua actividade política para beneficiar as condições de desenvolvimento das populações que representa.
E que, ainda, lhes proporcione, de tempos a tempos, o "feedback" do que fez, está ou pensa vir a fazer no exercício das funções de mandatado político na Presidência da República, na Assembleia da República, no Governo, nas Assembleias Regionais, nos Governos Regionais, nas Assembleias Municipais, nas Vereações Municipais (isto é, poderes legislativo e executivo). Falta aqui o poder judicial porque este nunca foi eleito nem tenciona sêlo. Se há eleições neste patamat do poder +e apenas entre os seus mebros, o que não deixa de ser muito cómodo, no mínimo. Neste domínio, o resultado está à vista de todos, infelizmente.

Sem mais nem menos.

Anónimo pro-7RA. (sempre com ponto final)