quinta-feira, setembro 02, 2010

Novo terminal de cruzeiros de Leixões

Porto de Leixões Poderá Competir com o Porto de Vigo

O Porto de Leixões poderá competir com o Porto de Vigo, para grandes cruzeiros, a partir de 2011.

A região do Porto e Vigo são aliadas na eurorregião Galiza - Norte de Portugal mas a partir de 2011 “rivais” no que respeita à conquista de grandes barcos de cruzeiro. Até agora só Vigo tinha capacidade para receber grandes barcos, o de Leixões não disponha das infraestruruas portuárias necessárias, e isso limitava e muito a recepção do turismo marítimo.

Com o objectivo da poder receber grandes barcos, e tendo em conta as potencialidades económicas do turismo marítimo, o Porto de Leixões iniciou a construção de novas infraestruturas, com um investimento de 49,9 milhões de euros, e que estarão concluidas em 2013.

A primeira fase das obras nos cais terminam em Março de 2011, data a partir da qual já poderão receber barcos de 300 metros de cumprimento e capacidade para 3.000 passageiros, o que resultará numa concorrência directa e forte com o porto de Vigo.

Por isso o Porto de Leixões em colaboração com Turismo de Portugal já começou uma agressiva campanha promocional, com a mais valia das caves do Vinho do Porto sobretudo para os turistas ingleses, e a qual já resultou na contratação de 60 escalas de grandes cruzeiros para 2011.

Segundo referiu o presidente, Matos Fernandes, estas novas infraestruturas permitirão ao porto de Leixões estar entre os grandes portos na escala de grandes cruzeiros o que beneficiará o próprio porto e toda a zona metropolitana da região.

|aicep|
.

1 Opiniões

At sexta set 03, 11:15:00 da manhã, Blogger JOSÉ MODESTO said...

Parabéns por divulgar esta maravilha.
Leixões e os Portugueses estão de parabéns.
O Norte necessitava de uma infraestrutura capaz de receber os inumeros navios de cruzeiros que chegam a Leixões.

Saudações Marítimas
José Modesto

 

Enviar um comentário

<< Home