domingo, setembro 26, 2010

Regiões - terão Dimensão?

Em vez de instituir mais um nível de Administração Pública, não seria preferível desburocratizar e criar condições para uma economia seja competitiva o que não se conquista com regiões pequenas, sem massa critica, mas antes considerando o país como um todo que já de si tem uma dimensão reduzida?

A competitividade dum país e duma região depende menos da dimensão geográfica e muito mais da capacidade para densificar as inter-relações entre as unidades produtivas que operam no seu território e conseguir concertações estratégicas entre empresas, poderes públicos, estabelecimentos de ensino e investigação, organizações da sociedade civil e outras que possam contribuir para levar a cabo projectos inovadores criadores de vantagens comparadas.

Este tipo de cooperação tem um terreno espacial em que se desenvolve que é o da proximidade geográfica e cultural entre empresários, responsáveis políticos, dirigentes associativos e outras "forças vivas" locais. Descentralizar a decisão política só poderá contribuir para fomentar essas sinergias e essa concertaçâo estratégica que fazem surgir e sustentem as vantagens comparadas.

|Americo Mendes - Docente Universitário|
.

Etiquetas:

1 Opiniões

At domingo set 26, 01:13:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Aqui está o cerne da regionalização como instrumento de desenolvimento.
Porquê a pergunta: "Regiões - terão Dimensão?

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)

 

Enviar um comentário

<< Home