Presidenciais 2011- os candidatos e a Regionalização: Fernando Nobre

O candidato Fernando Nobre não tem assumido uma posição clara sobre o tema da Regionalização, oscilando um pouco nas suas declarações.

Em Dezembro, Nobre declarou:
«Penso que neste momento o país enfrenta grandes desafios. Foi aprovado um Orçamento do Estado para 2011 que vai trazer mais pobreza, mais desemprego e menos crescimento. Não considero, portanto, que seja esta a melhor altura para debatermos a regionalização».

Ainda no mesmo mês, Fernando Nobre, em campanha no Algarve, declarou ser "extremamente prudente" em relação a este tema, adiantando que esta deve estar enquadrada "numa reforma administrativa global do estado".

Sobre o caso algarvio, o candidato declarou:
«O Algarve historicamente foi um reino e tem características próprias mas no nosso País as coisas têm que ser feitas com extrema cautela para não despoletar problemas que depois deixamos de controlar»

Todavia, ainda na região algarvia, que considerou ser uma boa escolha para uma possível região-piloto, não deixou de sublinhar novamente que o País tem, no seu entender, «prioridades muito mais preocupantes», embora a Regionalização deva ser estudada «a seu tempo», para «não levantar problemas insoluvéis», acrescentando que se deve seguir o exemplo dos países nórdicos, que levam «dois terços do tempo a planear e estudar e um terço a executar», uma vez que «no nosso País tomamos decisões muito rapidamente e depois na execução é como nas obras de Santa Engrácia».

Já em Janeiro, na Beira Interior, Nobre deu a entender que a Regionalização não pode servir apenas para promover o caciquismo, voltando a sublinhar que, por isso, «as regiões têm de ser encaradas no âmbito de uma reforma administrativa muito mais alargada».

A candidatura de Fernando Nobre não respondeu ao mail que enviei, pedindo um esclarecimento sobre este tema.


João Marques Ribeiro


Comentários

Rui Duque disse…
Também eu enviei uma pergunta acerca deste tema e não recebi resposta...
Caro Rui Duque:

Em jeito de balanço, dos mails que enviei a todos os candidatos, os únicos a responder foram Francisco Lopes e Manuel Alegre. A candidatura de Cavaco Silva também respondeu, dizendo que não o poderia fazer até à data de publicação do texto, mas depois de eu ter respondido, dizendo que poderiam mandar o esclarecimento até ao fim da campanha, nada mais disseram.

Cumprimentos,
Permitam-me ainda acrescentar que é uma pena que as candidaturas fujam desta maneira deste tema, ou então de responder às perguntas que os eleitores, nomeadamente os que o fazem em nome de espaços de debate como os blogues...

Apesar de apostarem forte na presença nas redes sociais- Facebook, o Flickr, o Twitter-, as candidaturas continuam a fugir do essencial... do esclarecimento a casos concretos suscitados pelos votantes.
Tenho simpatia pela pessoa do Dr. Fernando Nobre, mas, especialmente sobre este tema da regionalização, a sua impreparação é manifesta.