domingo, janeiro 23, 2011

Trás-os-Montes - Inaugurado o parque eólico de Montalegre no valor de 126 milhões

O Parque Eólico de Terra Fria, Montalegre, um investimento de 126 milhões de euros, foi inaugurado na sexta-feira, tendo «capacidade para fornecer energia a toda a região do Alto Tâmega», disse à Lusa o presidente da câmara.

Segundo o autarca, o parque eólico é composto por 48 torres eólicas (aerogeradores), com uma potência instalada de 96 megawatts e vai poder abastecer 150 mil habitações por dia e «ainda sobra energia».

Por ano, a produção média de energia será de 260 gigawatts, o que equivale a uma facturação anual de 20 milhões de euros, segundo fonte governamental.

A redução de emissões de CO2 é de 117,5 mil toneladas por ano e a poupança estimada na importação de combustíveis fósseis é superior a 7 milhões de euros anuais.

Com este investimento, a autarquia recebeu «860 mil euros verba negociada com a ENEOP, empresa proprietária dos parques, como contrapartida imediata para o município».

Além deste montante, «a câmara de Montalegre vai receber 50 mil euros mensais, fruto dos 2,5 por cento de produção total do Parque Eólico», acrescentou Fernando Rodrigues.

O Parque Eólico de Terra Fria situa-se a 1.200 metros de altitude, entre as barragens de Alto Rabagão, Paradela e Venda Nova e Salamonde.

Actualmente, Portugal tem 206 parques eólicos com 2.027 torres eólicas, o equivalente a uma potência eólica de 5% do total instalado na Europa. Em 2009/2010, a percentagem de nova potência instalada foi de 10%, um crescimento superior à média europeia.

|AF|
.

Etiquetas: