Aeroporto Sá Carneiro eleito segundo melhor da Europa em 2010

O aeroporto Francisco Sá Carneiro, no distrito do Porto, foi o segundo melhor aeroporto europeu em 2010 e o quinto a nível mundial na categoria de tráfego de dois a cinco milhões de passageiros, segundo o Airports Council International (ACI).

Em comunicado, o aeroporto Francisco Sá Carneiro cita a directora-geral do ACI, Angela Gittens, que considera que "a competição mundial tem aumentado a importância actual da qualidade do serviço nos aeroportos".

"O programa Airports Service Quality não é apenas um concurso de popularidade, é uma ferramenta para ajudar a melhorar o desempenho de uma forma mensurável, para entender os fatores de sucesso e identificar as áreas problemáticas que podem, então, corrigir", defendeu a responsável do líder mundial dos 'benchmarkings' de satisfação do cliente passageiro.

Os rankings do ASQ baseiam-se nos resultados de cerca de 300 mil questionários preenchidos pelos passageiros em 2010, recolhendo as respetcivas opiniões sobre os vários serviços dos aeroportos, como atendimento no check-in, limpeza dos lavabos, simpatia dos funcionários, tempo de espera da primeira mala, portas de embarque, entre outros.

O Aeroporto do Porto já tinha sido galardoado com o terceiro lugar em 2006, 2008 e 2009, tendo sido considerado o melhor aeroporto europeu até cinco milhões de passageiros em 2007.

O ACI é a associação profissional mundial de operadores de aeroportos, cujo objectivo principal é representar os interesses dos aeroportos e promover a excelência profissional na gestão e operação dos mesmos.

|JN|
.

Comentários