Ministro Rui Pereira defende regionalização

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, defendeu hoje, segunda-feira, a regionalização como uma "forma de aprofundamento dos princípios republicanos e democráticos".

O governante participou hoje como orador, em Sabrosa, na conferência "Os Ideais da República para o Século XXI", organizada pelo Governo Civil de Vila Real, em colaboração com a câmara de Sabrosa, na qual participou ainda Júlio Montalvão Machado.

"Desde a primeira hora que sou adepto da regionalização. Sei que o tema é controverso, mas penso que esta deve ser encarada como uma forma de aprofundamento dos princípios republicanos e democráticos", afirmou Rui Pereira.

O ministro considerou que a implementação da regionalização pode ser "um instrumento extraordinariamente útil" na ligação entre os representantes e os representados.

"Todos os argumentos que tenho ouvido contra a regionalização parecem-me réplicas modernizadas dos sentimentos antidemocráticos que se utilizaram antes, de que o povo não está preparado para eleger os seus representantes, os seus representantes ao nível regional custam dinheiro ou implicam uma administração mais pesada", referiu.

Na sua opinião, "o princípio de responsabilidade que também está na base do princípio republicano vale também para a ideia de regionalização".

|JN|
.

Comentários