Galiza lidera o ranking dos principais clientes de Portugal

Caracterização do actual relacionamento comercial entre Portugal e Espanha

Os últimos dados referentes a 2010 e Janeiro de 2011 indicam uma forte recuperação do comércio bilateral, em ambos os sentidos.

Em 2010 as vendas espanholas para Portugal cresceram 12,7% e as vendas portuguesas para Espanha 16,6%, o que significa que as transacções comerciais ultrapassaram os 25,1 mil milhões de euros, comparativamente aos 22 mil milhões alcançados em 2009.

Voltando a 2010, a taxa de cobertura situou-se nos 194,1% favorável a Espanha e representa um excedente comercial favorável a Espanha de cerca de oito mil milhões de euros.

Relativamente à distribuição geográfica do comércio externo espanhol, o mercado português há vários anos que mantém a sétima ou oitava posição no ranking de mercado fornecedor com um peso relativo de 3,6% e a terceira posição como mercado cliente, tendo absorvido 8,9% da oferta exportadora espanhola.

No comércio bilateral existem três Comunidades Autónomas espanholas que se destacam: Catalunha que lidera as vendas espanholas a Portugal com 23% do total, seguido de Madrid com 16% e na terceira posição Galiza com 15%.

No que se refere às vendas portuguesas para Espanha, a Comunidade da Galiza lidera o ranking dos principais clientes de Portugal tendo absorvido 20,1% das vendas portuguesas para Espanha, seguido da Comunidade de Madrid com 18% e na terceira posição a Catalunha com 17%.

|DE|
.

Comentários